Imigração Manchete Notícias

Tribunais de imigração têm mais de 2,5 milhões de casos pendentes em todos os EUA

A maioria dos casos pendentes está na Flórida, Texas e Califórnia; casos de asilo estão levando 632 dias para serem resolvidos

Tribunais de imigração estão atolados com processos de indocumentados solicitando asilo para permanecer nos EUA (Foto: justice.gov)
Tribunais de imigração estão atolados com processos de indocumentados solicitando asilo para permanecer nos EUA (Foto: justice.gov)

Os tribunais de imigração dos Estados Unidos tinham 2.596.210 casos pendentes em agosto, de acordo com levantamento do Transactional Records Access Clearinghouse (Trac). A grande maioria dos casos pendentes está na Flórida, Texas e Califórnia.

De acordo com o Trac, a média de espera para a resolução de casos de asilo, por exemplo, é de 632 dias. Menor, no entanto, que a registrada em 2021, que era de 925 dias por causa dos atrasos causados pela pandemia.

O volume de casos é reflexo das travessias pela fronteira dos EUA com o México, que aumentaram 36% entre julho e agosto. A crise na fronteira tem sido um grande desafio para o governo Biden, alvo de seus rivais políticos.

Em debate realizado na quarta-feira (27), o pré-candidato e ex-vice-presidente Mike Pence, disse que, caso seja reeleito, a retomada da construção do muro na fronteira “será no primeiro dia de governo”.

Crise longe do fim

Para o advogado de imigração Raed Gonzalez, que atua no Texas, os problemas na fronteira e consequente volume de casos estão longe de acabar. “Não vejo essa crise melhorar a menos que o Congresso aprove alguma lei. É necessário um esforço conjunto das autoridades, muito maior que apenas reforçar a segurança nas fronteiras e gastar dinheiro com isso. Essa crise precisa ser tratada em um outro patamar”, afirma Gonzalez.

Ele afirma que o volume de casos em cortes imigratórias começou a crescer ainda no governo Obama e aumentou muito com a política de tolerância zero implementada por Donald Trump. Já no governo Biden, os juízes checam os casos mais de perto antes de fechá-los, especialmente quando envolve a deportação do indivíduo.

Em 2021, o número de apreensões na fronteira chegou a históricos 1,7 milhão. Em 2022, esse número chegou a 2,3 milhões. Em 2023, até agora, 2,2 milhões de estrangeiros foram detidos na fronteira. Com informações do Click2 Houston.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo