Estados Unidos

Trump adia tarifa de 50% sobre importações da União Europeia

Após conversa com a presidente da Comissão Europeia, presidente postergou o aumento de taxa para 9 de julho

Tarifa extra entraria em vigor a partir de 1º de junho (Foto: Gordon Leggett/Wikimedia)
Tarifa extra entraria em vigor a partir de 1º de junho (Foto: Gordon Leggett/Wikimedia)

O presidente Donald Trump anunciou no domingo (25), o adiamento da tarifa adicional de 50% sobre as importações da União Europeia. A medida, que estava prevista para entrar em vigor em 1º de junho, foi prorrogada para 9 de julho, segundo o governo. A decisão foi tomada após uma conversa telefônica, ocorrida na sexta-feira (23), entre Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O presidente disse que ele e os líderes europeus deverão se reunir em breve com o objetivo de chegar a um acordo comercial.

O anúncio repercutiu positivamente nos mercados financeiros. As bolsas europeias fecharam em alta nesta segunda-feira, impulsionadas pela trégua nas tensões comerciais. O índice Euro Stoxx 600 avançou 1,1%, enquanto o DAX, principal índice da Bolsa de Frankfurt, subiu mais de 2%.

Em publicação nas redes sociais, Ursula von der Leyen classificou a conversa com Trump como “boa” e afirmou que “a Europa está pronta para avançar de forma rápida e decisiva”.

A tarifa fazia parte de uma estratégia da Casa Branca para reduzir o déficit comercial com o bloco europeu, mas vinha gerando preocupação entre analistas e empresários sobre uma possível escalada nas disputas comerciais entre os dois lados do Atlântico — cenário que poderia afetar o crescimento da economia global.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo