Estados Unidos Manchete

Trump afirma que está tomando cloroquina para prevenir coronavírus

Presidente disse que está tomando a medicação há mais de uma semana porque “tem ouvido coisas boas sobre o medicamento”

Hidroxicloroquina é um medicamento que gera controvérsias (Foto: PTI)

O presidente Donald Trump fez uma declaração polêmica na segunda-feira (18) alegando que está tomando hidroxicloroquina há pouco mais de uma semana porque tem ouvido “muitas coisas boas” sobre o medicamento. A decisão, segundo ele, foi espontânea e não contou com aval do médico da Casa Branca.

“Você ficaria surpreso com a quantidade de pessoas que está tomando, especialmente entre as que estão na linha de frente [do combate ao coronavírus]”, afirmou, sem citar provas. “Eu estou tomando porque eu acho que é bom. Ouvi um monte de histórias boas sobre ela. Se não for bom, eu conto a vocês”, completou, se dirigindo a representantes da indústria dos EUA.

Não há nenhuma comprovação científica que de que hidroxicloroquina realmente funcione para tratar a Covid-19, muito menos para preveni-la —uma vez que é um medicamento, não uma vacina.

Trump também disse conhecer um médico que tem receitado a hidroxicloroquina a “centenas de pacientes” e “não perdeu nenhum deles”. Ele não mencionou nomes ou forneceu mais evidências de que isso é verdade, mas defendeu que “as pessoas deviam ter permissão para tomar”.

Nos últimos dois meses, o presidente dos EUA passou a propagandear a droga como um tratamento eficaz contra a covid-19. Ele fez a primeira menção à hidroxicloroquina em 21 de março, após o suposto potencial do medicamento ter sido propagado em círculos de extrema-direita na internet.

Nas últimas semanas, Trump havia deixado de mencionar a droga, conforme estudos apontaram sobre seus riscos e falta de eficácia. Mas as declarações de hoje mostram que o presidente resolveu retomar a estratégia de propagandear um suposto tratamento eficaz.

O cirurgião-geral Vivek Murthy disse à CNN que Trump, como presidente, tem a responsabilidade de dar informações claras e precisas ao público. “Como líder é fundamental que ele dê o exemplo. É muito perigoso mandar uma mensagem errada à população, que pode ter um sério custo à saúde das pessoas”, adverte o médico.  (Com informações do UOL e CNN)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo