Estados Unidos Manchete

Trump afirma que mercado entraria em colapso em caso de impeachment

Presidente foi questionado sobre possibilidade de democratas venceram as eleições legislativas de novembro e abrirem um processo de impeachment contra ele

Michael Cohen, Donald Trump e Paul Manafort
Michael Cohen, Donald Trump e Paul Manafort

DA REDAÇÃO – O presidente Donald Trump afirmou em uma entrevista exibida nesta quinta-feira (23) no programa Fox and Friends, da Fox, que a economia americana pode entrar em colapso se ele for acusado e submetido a um julgamento político. Trump está no meio de um turbilhão político depois que seu ex-advogado Michael Cohen afirmou sob juramento que Trump deu instruções para violar as leis de financiamento eleitoral. Na úiltima terça-feira (21), Cohen se declarou culpado de vários crimes para um juiz federal de New York.

“Se eu for submetido a um impeachment, acredito que o mercado poderia sofrer um colapso. Acredito que todos ficariam muito pobres… Você veria números nos quais você não acreditaria”, disse Trump.

“Não sei como você pode submeter a um impeachment alguém que tem feito um grande trabalho”, afirmou Trump. O presidente insistiu sobre a boa saúde da economia nos EUA, cujo crescimento no segundo trimestre do ano foi de uma taxa anualizada de 4,1%, o que atribuiu às suas políticas de desregulamento e corte de impostos. “Temos a melhor economia que já tivemos na história do nosso país”, disse.

Trump deu a resposta ao ser questionado sobre a possibilidade de Democratas vencerem as eleições legislativas de novembro, retomando a maioria da Câmara de Representantes, e abrirem um processo de impeachment contra ele.

Em outro trecho da mesma entrevista, que foi divulgado nesta quarta, Trump afirmou que soube “mais tarde” dos pagamentos feitos a mulheres que alegam ter tido um caso com ele e que o dinheiro não veio de sua campanha presidencial, o que constituiria uma violação das leis de financiamento, mas do seu bolso.

Segundo Cohen, esses pagamentos foram feitos em coordenação e a pedido do presidente. Em julho, foi divulgado um audio apreendido pelo FBI nos escritórios do advogado em que ele e Trump discutem o pagamento que fariam a uma dessas mulheres.

Ex-colaboradores condenados

No mesmo dia em que Cohen se declarou culpado de vários crimes, o ex-chefe da campanha presidencial de Trump, Paul Manafort, foi condenado por 8 das 18 acusações de fraude bancária e fiscal que ele enfrentou num tribunal na Virgínia.

Os dois ex-colaboradores do presidente devem ir para a cadeia por um bom tempo e se juntam a três outros personagens próximos ao republicano que já estão condenados ou se declararam culpados de irregularidades, deixando o mandatário americano numa situação cada vez mais delicada. (Com informações do G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo