Estados Unidos

Trump afirma que Obamacare será substituído por programa de saúde “para todos”

Em entrevista ao ‘The Washington Post’, presidente eleito disse que novo formato será divulgado em breve

Manifestantes pró-Obamacare se reuniram em Sunrise para protestar
Manifestantes pró-Obamacare se reuniram em Sunrise para protestar

DA REDAÇÃO, COM AFP –  O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, tentou explicar sem dar detalhes, ao jornal The Washington Post como seria o substituto do Obamacare.

Segundo o jornal, o magnata quer “cobertura para todos”, ao mesmo tempo em que exige que as companhias farmacêuticas negociem diretamente com o governo os preços do Medicare e Medicaid, os planos governamentais para os cidadãos idosos e de baixa renda, respectivamente. “Estão protegidas politicamente. Agora não mais”, disse Trump referindo-se às grandes companhias farmacêuticas.

O republicano atacou em diversas ocasiões a promulgação pelo presidente Barack Obama da lei de saúde, o Affordable Care Act (ACA) – conhecido como Obamacare -, e fez campanha a favor de sua revogação e substituição, embora nunca tenha explicado de que maneira.

Embora a nova cúpula republicana no Congresso tenha começado a se mover rapidamente para privar o Obamacare de financiamento, também ressaltou que não quer deixar sem apoio ninguém que pudesse perder a cobertura se não houvesse um plano substituto oferecido.

Há um debate entre os republicanos sobre como proceder sem ter um plano substituto confiável.
Sem revelar muito mais que um compromisso de “números mais baixos, menos dedutíveis”, Trump disse que um acordo foi alcançado. “Está bastante formulado, faltam os últimos retoques. Ainda não o divulgamos, mas faremos isso em breve”, disse.

“Vamos ter cobertura para todos”, acrescentou. “Havia uma filosofia em alguns círculos de que, se não pode pagar por ela, não pode tê-la (a saúde). Isso não vai acontecer conosco”. As pessoas cobertas pela lei “podem esperar ter um bom seguro saúde”, disse. “Será de uma forma muito mais simples. Mais barata e muito melhor”, concluiu.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo