Estados Unidos Geral

Trump critica Brasil na TV americana: “Tira vantagem dos Estados Unidos”

Republicano pré-candidato à presidência dos EUA falou mal do Brasil em programa de grande audiência na TV americana

DA REDAÇÃO, com Folha de S.Paulo – Ao participar, na manhã desta segunda-feira (26), de um especial do programa de TV “Today” intitulado “Pancakes and Politics”, o pré-candidato a presidência americana pelo Partido Republicano Donald Trump incluiu o Brasil na lista dos países que tiram proveito dos Estados Unidos.

Quando uma participante do evento lembrou o candidato das críticas que ele recebe por seu “estilo frio, cruel e impiedoso” e o que ele teria a dizer às pessoas que acham “que o senhor é muito impiedoso para ser o próximo presidente”, Trump se defendeu dizendo que é “uma boa pessoa”, que adora o público e já doou “tremendas somas de dinheiro”.

“Adoro ajudar as pessoas,” disse Trump, emendando sua defesa com a seguinte resposta:

“Dessa vez `a campanha para a eleição` não vai ser sobre sutilezas. Vai ser sobre a competência. As pessoas estão cansadas de gente estúpida governando nosso país. E nós temos, acredite em mim, gente estúpida. Olhe só nossos acordos comerciais com a China, nossos acordos comerciais com o México. Nossa fronteira com o México. Um exemplo: nossos negócios com o Japão. Eles nos dão milhões de carros. A gente não recebe nada em troca. É uma rua de mão única com eles. O Brasil. Não tem um país no mundo que não tira vantagem da gente.”

Críticas à Alemanha
Ao responder uma pergunta sobre como seria sua política de relações exteriores com a Rússia, Trump citou o conflito entre o governo russo com a Ucrânia.

“Concordo que é um conflito horrível. Mas a Alemanha é um país muito rico, assim como outros países que fazem fronteira, e eles deviam estar mais envolvidos. As pessoas ficam falando Ucrânia, Ucrânia, e, enquanto isso, a Alemanha fica mandando os Mercedes-Benz deles para a gente e eles não estão fazendo nada `a respeito do conflito`. Em algum momento, as pessoas de outros países devem interferir também. Não tem que ser sempre os idiotas dos Estados Unidos, liderados por pessoas incompetentes, que não sabem o que estão fazendo”.

Trump ainda disse, na Rússia, “tem uma pessoa (o presidente Vladimir Putin) que não tem respeito por nosso presidente; ele ri de nosso presidente”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo