Estados Unidos

Trump diz que não será ditador se retornar à Presidência: “exceto no primeiro dia”

O republicano prometeu "mão de ferro" para tratar a crise de refugiados na fronteira e à produção interna de petróleo do país

Trump afirma que será radical em seu primeiro dia de mandato. Foto: Deadline

Em entrevista ao canal de TV Fox News, o ex-presidente Donald Trump foi questionado se usaria o mandato para “abusar do poder, infringir a lei, ou usar o governo para perseguir as pessoas”. A resposta do republicano foi negativa, “exceto no primeiro dia”. E completou: “Quero fechar a fronteira e perfurar, perfurar, perfurar”, fazendo menção à crise de refugiados que lota a fronteira dos Estados Unidos com o México e à produção interna de petróleo do país.

A campanha de Biden imediatamente respondeu aos comentários em um e-mail de campanha e postou um clipe no X. “Donald Trump tem nos dito exatamente o que fará se for reeleito e esta noite ele disse que será um ditador no primeiro dia. Os americanos deveriam acreditar nele”, disse a gerente de campanha de Biden, Julie Chavez Rodriguez.

Biden, por sua vez, disse na terça-feira (05) que poderia ter evitado uma tentativa de reeleição caso não fosse enfrentar Donald Trump, acrescentando que o republicano representa uma ameaça única ao país. “Se Trump não estivesse concorrendo, não tenho certeza se eu estaria concorrendo”, disse Biden em um evento de arrecadação de fundos para sua campanha de 2024, em Boston. “Não podemos deixá-lo vencer”, disse o líder americano.

Em junho, Trump disse ter um plano para utilizar o Departamento de Justiça para se vingar de seus oponentes. “Vou nomear um verdadeiro promotor especial para perseguir o presidente mais corrupto da história dos Estados Unidos, Joe Biden, e toda sua família criminosa”, anunciou. Em outra ocasião, Trump disse em um vídeo que assinaria uma ordem executiva que lhe permitiria “remover burocratas desonestos”. Ele prometeu “exercer esse poder de forma muito agressiva”.

*com informações da CNN

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo