Estados Unidos

Trump é derrotado por Ted Cruz em uma das principais prévias eleitorais em Iowa

Hillary Clinton e Bernie Sanders têm empate técnico, mas comitê de Clinton a declara vencedora

Ted Cruz vence Trump em Iowa
Ted Cruz vence Trump em Iowa

Da Redação com G1 – O Republicano Ted Cruz saiu na frente na disputa por uma vaga para concorrer à presidência dos EUA nas eleições de 8 de novembro. Com 28% dos votos, ele foi o favorito entre os eleitores republicanos de Iowa, o primeiro estado do país a realizar um caucus, prévia eleitoral em forma de pequenas assembleias comunitárias.

Já a disputa Democrata ainda está sem decisão oficial, porém o comitê de campanha de Hillary Clinton comemorava vitória. Por problemas em dezenas de pontos de votação, a contagem ficou praticamente parada durante horas.

Apesar de Hillary Clinton ter liderado durante toda a apuração, a diferença entre ela e Bernie Sanders, que chegou a ser de mais de 3 pontos, caiu para apenas 0,2%. Com 99% da apuração concluída Hillary tinha 49,9% e Sanders, 49,6%.

Em seu discurso, Ted Cruz disse que o resultado foi “uma vitória dos conservadores corajosos ao redor do país” e afirmou que não será escolhido pela mídia ou pelos políticos de Washington, mas pelo povo. O pré-candidato disse que o poder não vem de Washington, mas sim de Deus, e criticou duramente o presidente Barack Obama e seus adversários Democratas.

Cruz liderou durante toda a apuração, contrariando pesquisas de boca de urna que o colocavam em segundo lugar, atrás de Donald Trump, que ficou com 24%. Mas a maior surpresa do Partido Republicano foi o crescimento de Marco Rubio que terminou o caucus em terceiro lugar, com 23%, apenas um ponto a menos do que Trump.

Dos 30 delegados republicanos disputados em Iowa, Cruz ficou com oito, enquanto Trump e Rubio garantiram sete cada. Ben Carson, em quarto lugar, ficou com três, e Rand Paul e Jeb Bush, respectivamente quinto e sexto, conquistaram um delegado cada. Três delegados ainda não foram designados. Eles são concedidos de acordo com a proporção de votos em todo o estado.

Empate técnico
Sem um vencedor ou a possibilidade de fazer qualquer projeção sobre o resultado Democrata, Hillary e Sanders discursaram antes do encerramento da contagem, nenhum deles declarando sua vitória.

A pré-candidata preferiu enumerar itens pelos quais promete lutar, como o direito a saúde pública para todos e mais direitos para mulheres, gays, imigrantes e trabalhadores, e disse estar ansiosa para debater com seu colega Bernie Sanders e discutir com ele o melhor para o Partido Democrata e o país. “Juntem-se a mim, vamos ganhar essa nomeação”, concluiu.

Sanders apontou em sua fala o virtual empate, considerado para analistas políticos uma vitória para sua campanha. Ele afirmou que as pessoas de Iowa mandaram uma mensagem profunda aos poderes econômico e político e à mídia. Citando a distribuição desigual da renda nos EUA, ele agradeceu seus pequenos doadores e disse que não quer o dinheiro dos milionários.

Hillary Clinton ao lado do marido Bill e da filha em Iowa
Hillary Clinton ao lado do marido Bill e da filha em Iowa

Rubio e Trump
O senador pelo estado da Flórida Marco Rubio foi o primeiro a discursar após a divulgação do resultado dos Republicanos. Ele cumprimentou Cruz pela vitória, criticou os pré-candidatos Democratas e afirmou ter certeza de que será o indicado para concorrer à presidência.

“Por muitos meses disseram que este momento nunca chegaria, e agora estamos aqui”, disse, no início de seu discurso.
Na sequência, Trump se disse “honrado” por terminar em segundo e disse que irá continuar lutando para conseguir a indicação. O empresário, visivelmente abalado, também declarou seu amor por Iowa e afirmou que sua campanha continua firme a partir de terça-feira em New Hampshire.

Antes do início da votação, Donald Trump aparecia como favorito nas pesquisas, com 27%, contra 22% de Ted Cruz e 21% de Marco Rubio. Entre os democratas, Hillary Clinton e Bernie Sanders surgiam com 50% e 44%.

Próximas prévias
A próxima etapa das prévias acontece no dia 9 de fevereiro, com primárias em New Hampshire. Até o dia 14 de junho, eleitores de todo o país irão indicar delegados para representá-los nas convenções de cada partido.

O estado que irá indicar o maior número de delegados de ambos os partidos, a Califórnia, será um dos últimos a realizar suas primárias, marcadas para 7 de junho.

Tanto primárias quanto caucuses têm duas modalidades diferentes: fechada, na qual votam apenas os eleitores registrados em cada partido, e aberta, em que qualquer eleitor pode votar no pré-candidato que escolher de um dos partidos (mas não nos dois). Alguns estados, como Ohio, Califórnia e Nova Jersey, adotam um sistema misto.

Os dois partidos definem em julho quem serão seus candidatos oficiais. A convenção do Partido Republicano acontece antes, entre os dias 18 e 21 de julho, em Cleveland, Ohio. Já o Partido Democrata aponta seu candidato oficial ao final de uma convenção realizada entre 25 e 28 de julho, na Filadélfia, Pensilvânia.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo