Trump e Obama têm reunião histórica na Casa Branca

Presidente eleito disse que é a primeira vez que encontra Obama e que foi uma reunião excelente

0
5474
Donald Trump e Barack Obama se reúnem na Casa Branca Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais
Donald Trump e Barack Obama se reúnem na Casa Branca Foto: AP Photo/Pablo Martinez Monsivais

O presidente eleito Donald Trump e o presidente Barack Obama tiveram um encontro histórico, na manhã desta quinta-feira (10), na Casa Branca, para conversar sobre a sucessão presidencial.  A reunião foi a portas fechadas e, logo depois, eles fizeram um pronunciamento à imprensa, sem dar entrevistas.

Trump disse que foi a primeira vez que encontrou Obama e que a conversa foi excelente. “Foi um grande prazer encontrar o presidente Obama pela primeira vez. Espero poder contar com ele também para pedir alguns conselhos. Conversamos sobre muitas coisas boas, mas também sobre assuntos difíceis e complicados”, disse o presidente eleito.

Barack Obama disse que conversou sobre diversos assuntos com Trump, incluindo política externa e doméstica e que se Trump fizer sucesso em seu governo, a América fará sucesso. “A conversa foi muito boa e farei de tudo para que Trump seja bem recebido e que tenha êxito em seu trabalho”. Ele acrescentou que a primeira-dama Michelle Obama já cumprimentou a esposa de Trump, Melania.

Ainda nesta quinta-feira, Trump vai se encontrar com o presidente da Câmara, Paul Ryan, e com o líder do Senado, Mitch McConnell, enquanto seu vice, Mike Pence, se encontra com o vice-presidente Joe Biden.

Transição tranquila
Na terça-feira (8), Obama havia afirmado que instruiu sua equipe a garantir uma transição de sucesso para o próximo presidente. Obama afirmou que “não é segredo” que ele e Trump têm diferenças significativas, mas disse que o felicitou e o convidou para essa reunião na Casa Branca.

Ao longo da campanha, Trump liderou o movimento que questionou a cidadania americana de Obama e prometeu reverter as políticas que se tornaram a marca registrada do democrata depois que assumir o cargo em 20 de janeiro, como o Obamacare.

Obama participou ativamente da campanha de Hillary Clinton, fazendo discursos e mesmo criticando o republicano. Ele chegou a classificar o bilionário como temperamentalmente inepto para a presidência e perigosamente despreparado para ter acesso aos códigos nucleares americanos. (com informações da Reuters).

 

 

Previous articleTrump chega à Casa Branca para se encontrar com Obama
Next articleDoces!
Fundado em outubro de 2000, o AcheiUSA Newspaper é um jornal semanal em português distribuído gratuitamente por centenas de estabelecimentos comerciais brasileiros, americanos e hispânicos, espalhados pelo estado da Flórida. Com notícias locais, imigração, cultura, agenda de eventos, cobertura social, negócios e a maior seção de anúncios classificados grátis em português fora do Brasil, o AcheiUSA é o mais completo e popular portal para os brasileiros vivendo nos Estados Unidos.