Estados Unidos

Trump e Rio-2016 turbinam patriotismo americano

A bandeira americana sendo estampada na frente de sungas masculinas, embalagens de chocolate e até companhias gigantes, como Coca-Cola e Budweiser

O orgulho americano está em alta
O orgulho americano está em alta

Observadores mais atentos já percebem que, em ano de eleições presidenciais nos Estados Unidos e de Jogos Olímpicos, o orgulho americano está em alta. Especialistas apontam que as razões para o comportamento do americano viver um momento de enaltecimento à sua bandeira e ao “American way of life” nasce da popularidade do discurso do republicano Donald Trump e da torcida pelo bom desempenho dos esportistas do país nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Recente reportagem publicada pelo blog Baixo Manhattan, do jornalista Marcelo Bernardes, aponta indícios que dão validade à tendência, como a bandeira americana sendo estampada na frente de sungas masculinas, embalagens de chocolate e até companhias gigantes, como Coca-Cola e Budweiser, mudando seus logotipos. A última, aponta o blog, chegou a trocar seu famoso nome pela palavra “América” em suas latinhas e garrafas de cerveja. O novo logotipo da Budweiser será usado pela companhia até as eleições em 8 de novembro. “Ele (Trump) certamente trouxe a política de volta para a sala de estar americana”, disse o publicitário Donny Deutsch à rede de TV NBC.

Em ano de “American pride”, as cores vermelho, branco e azul já podem ser vistas também nas embalagens das populares balas Skittles e dos chocolates M&M’s e Hershey’s, que, pela primeira vez em 100 anos, está pintando seu logotipo cinza com as cores da bandeira americana. Vale notar que a última vez em que um evento provocou um “rebranding publicitário” coletivo, como o que se vê agora, foi em 2015, com o lançamento do filme “Star Wars: The Force Awakens” – na época, 19 grandes companhias americanas aderiram nas embalagens de seus produtos ao logotipo do longa-metragem ou imagens de cenas do mais recente episodio da saga “Star Wars”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo