Estados Unidos

Trump indica juiz conservador para a Suprema Corte

Democratas prometem lutar para barrar a nomeação

Neil Gorsuch é o escolhido por Trump para a Suprema Corte
Neil Gorsuch é o escolhido por Trump para a Suprema Corte

O presidente Donald Trump indicou o juiz conservador Neil Gorsuch para ocupar uma vaga vitalícia deixada por Antonin Scalia na Suprema Corte dos Estados Unidos. Scalia morreu em fevereiro do ano passado. A nomeação do juiz depende agora da aprovação do Senado – onde republicanos têm maioria, mas democratas podem obstruir a votação.

O indicado por Trump prometeu exercer o posto com “imparcialidade” e “independência. “O que se espera de nós? Imparcialidade e independência, companheirismo e valor”, afirmou Gorsuch em declaração à imprensa.

Neil Gorsuch tem 49 anos e era o favorito da elite conservadora, segundo o site Politico. Ele serve à Corte de Apelações em Denver, se formou em Oxford e Harvard – onde foi contemporâneo do ex-presidente Barack Obama – e já trabalhou com dois oficiais da Suprema Corte, Byron White e Anthony Kennedy.

Ele também foi ex-funcionário do Departamento de Justiça por dois anos na administração Bush e passou dez anos em um tribunal federal. Sua mãe foi chefe da Agência de Proteção Ambiental no governo de Reagan.

Gorsuch é conhecido por seguir à risca a Constituição Americana, sendo seguidor do “originalismo” na interpretação da Constituição, uma corrente que considera que o conjunto de leis deve ser interpretado da maneira como pretendiam seus criadores, os “founding fathers” do país. No passado, ele apoiou entidades que consideravam que métodos contraceptivos incluídos no “Obamacare” violavam suas crenças religiosas.

“O juiz Gorsuch possui um intelecto magnífico, uma educação legal sem paralelo e o compromisso com a interpretação da Constituição de acordo com o texto. Será um juiz incrível para a Suprema Corte tão logo seja confirmado pelo Senado”, justificou Trump após a nomeação. (Com informações do G1).

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo