Estados Unidos Manchete

Trump recebe 34 acusações criminais em tribunal de New York e se declara inocente

Ex-presidente foi liberado e aguarda nova etapa do processo

O ex-presidente Donal Trump chegou ao tribunal criminal de Manhattan, em New York, por volta das 1:25 p.m. desta terça-feira (4), e foi colocado sob custódia das autoridades; mas não chegou a ser algemado, conforme acordado entre seus advogados e os promotores. Em silêncio, ele ouviu, uma a uma, as 34 acusações apresentadas contra ele por um grande júri sobre o suposto suborno da atriz de filmes pornográficos Stormy Daniels. Na sequência, se declarou inocente em todas elas. 

Trump é investigado por ter pagado $130 mil a Daniels em 2016, durante a campanha presidencial, para encobrir um relacionamento extraconjugal. Os registros indicam que o dinheiro foi repassado em nome Trump Organization. Mas o procurador distrital democrata de Manhattan, Alvin Bragg, que lidera o caso, afirma que a transação foi falsificada e infringe a lei eleitoral americana. De acordo com a agência Reuters, somadas, as 34 acusações imputadas ao líder Republicano carregam uma sentença de 136 anos de prisão. Especialistas ouvidos pela agência, entretanto, disseram que as chances de ele passar um tempo atrás das grades são muito baixas.  Quando estava a caminho do tribunal, Trump postou nas sua rede social: “Indo para Lower Manhattan. Parece tão SURREAL – UAU, eles vão ME PRENDER. Não acredito que isso está acontecendo na América.”

Donald Trump já anunciou que vai concorrer à eleição presidencial de 2024, e acusa o Partido Democrata de estar por trás da denúncia contra ele para dificultar sua nomeação. Essa é a primeira vez na história dos EUA que um presidente, estando ou não no cargo, enfrenta acusações criminais. Trump foi liberado e aguarda uma nova audiência.  De acordo com sua assessoria, ele retorna à Flórida ainda nesta terça, e fará um pronunciamento desde o seu resort em Mar-a-Lago às 8:15 p.m. ET

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo