Estados Unidos Manchete

Trump vence primárias republicanas em New Hampshire e aumenta chance de revanche eleitoral com Biden

Trump liderou a contagem com 54,6%, enquanto Haley obteve 43,2%; ela é a única na disputa com Trump depois que Ron DeSantis e Vivek Ramaswamy desistiram da candidatura

Trump vence Nikki Haley nas primárias de New Hampshire. Foto: YouTube

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, conquistou a vitória nas primárias do Partido Republicano no estado de New Hampshire na terça-feira (23), conforme projeções da imprensa americana. A ex-governadora de South Carolina e ex-embaixadora americana na ONU, Nikki Haley, sofreu uma nova derrota diante do ex-presidente. Ela é a única na disputa com Trump depois que Ron DeSantis e Vivek Ramaswamy desistiram da candidatura.

Trump liderou a contagem com 54,6%, enquanto Haley obteve 43,2%. Apesar da derrota, a pré-candidata expressou satisfação com o resultado, que foi mais equilibrado do que indicavam as pesquisas. Trump recebeu o apoio de 11 delegados dos 22 disponíveis nas primárias de New Hampshire, em comparação com os 8 delegados conquistados por Haley. Com essa vitória, o ex-presidente planeja expandir suas operações em estados cruciais como Georgia, Arizona e Michigan, onde sua equipe prevê uma competição acirrada em uma potencial revanche com Joe Biden.

A próxima etapa da corrida será em Nevada, onde Trump é considerado favorito, seguida do estado natal de Haley, South Carolina. Pesquisas indicam que Trump lidera com cerca de 30 pontos percentuais de vantagem sobre a ex-governadora.

Após a vitória, Trump criticou Haley por não admitir a derrota, caracterizando-a como um “fracasso terrível”. Em um discurso incisivo, ele culpou imigrantes ilegais, alegando que provêm de prisões e hospitais psiquiátricos, acusando-os de “matar o nosso país” e prometendo vingança contra aqueles que o traíram.

Enquanto isso, nas primárias democratas de New Hampshire, o presidente Joe Biden emergiu como vencedor, mesmo sem concorrer formalmente. A votação, realizada em desacordo com o comitê nacional do partido, forneceu um impulso simbólico à pré-candidatura de Biden.

“Está claro que Trump será o indicado republicano”, afirmou Biden em um evento na Virginia, considerando o oponente “um risco para a democracia e liberdades pessoais”. Nas primárias democratas, Biden foi projetado como vencedor pela CNN, apesar de não ter seu nome formalmente na votação em New Hampshire.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo