Estados Unidos

Trump visita áreas afetadas pela tempestade Harvey no Texas

Número de mortos subiu para 10 e milhares de pessoas estão desalojadas; tempestade deve voltar nesta quarta-feira (30)

Crédito: France Presse
Crédito: France Presse

O presidente Donald Trump visitou nesta terça-feira (29) a cidade de Corpus Christi, no Texas, em meio às enchentes sem precedentes causadas pela tempestade Harvey na região. Ele foi informado sobre como estão os trabalhos de apoio à população local. As informações são da France Presse.

“Nós estamos muito orgulhosos de vocês. Muito obrigado por tudo o que estão fazendo”, disse Trump, após receber detalhes sobre a operação.

Ele não visitou Houston, quarta maior cidade americana muito afetada pelas cheias, pois isso poderia afetar as atividades de assistência.

Em Corpus Christi, o presidente dos EUA se reuniu com líderes locais e algumas das organizações que estiveram ajudando nos trabalhos de resgate e reconstrução. Posteriormente, Trump e a primeira dama Melania viajarão para Austin, a cidade de onde o governador do Texas, o republicano Greg Abbott, está coordenando a resposta ao furacão.

O Harvey é o primeiro desastre natural que Trump enfrenta e muitos analistas estão atentos à sua resposta para avaliar suas capacidades de comando. Trump já afirmou durante o fim de semana que está tentando evitar os erros cometidos em 2005 pelo presidente George W. Bush com o furacão Katrina.

Bush foi duramente criticado pela demora na resposta à devastação causada por Katrina em Nova Orleans (Luisiana). Quando ocorreu a tragédia, Bush desfrutava de suas férias em seu rancho no Texas, um descanso que não interrompeu e, ao encerrá-lo, dois dias depois da passagem de Katrina, viajou diretamente a Washington sem passar pela Luisiana.

Para evitar uma situação similar, no mesmo momento em que o furacão tocou terra nos Estados Unidos, Trump assinou uma declaração de desastre para o Texas, que permite o envio de assistência federal para ajudar nos trabalhos de reconstrução.

Além disso, o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA declarou nesta segunda emergência pública sanitária no Texas e pediu às clínicas e aos hospitais que prestem atendimento aos pacientes que se beneficiam dos programas Medicare, destinado aos maiores de 65 anos, e Medicaid, para pessoas de baixa renda.

Mais chuva

A tempestade tropical Harvey volta na quarta-feira (30) ao continente e deve provocar mais estragos. O número de mortos subiu para 10 e milhares de pessoas estão desalojadas.

O centro da tempestade está agora sobre o mar e deve se mover lentamente nos próximos dias para o continente de novo, trazendo mais chuvas para áreas que já estão devastadas.

Um dique que fica em um rio a 80 km de Houston começou a transbordar. As autoridades mandaram uma mensagem em uma rede social dizendo para as pessoas saírem imediatamente de suas casas, logo depois, pediram para as pessoas procurarem abrigos em lugares altos para se proteger.

Animais também sofrem com as enchentes
Animais também sofrem com as enchentes
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo