Manchete Negócios

Turismo: 50% dos americanos que iriam à Rio-2016 desistem da viagem

Zika, criminalidade, e crise politica estariam afugentando os turistas

Zika, criminalidade e crise política são os causadores da desistência
Zika, criminalidade e crise política são os causadores da desistência

Zika, criminalidade, crise politica. Segundo o jornal americano “USA Today”, em reportagem publicada na quinta-feira (23), esses problemas presentes no Brasil vêm fazendo com que turistas americanos desistam, em massa, de visitar o país para a Rio-2016.

As estimativas eram de que 200 mil americanos desembarcariam no Rio de Janeiro no começo de agosto —mês em que acontecerão as primeiras Olimpíadas da história realizadas na América Latina)—, mas segundo uma fonte do jornal esse número agora foi revisado para perto dos 100 mil.

As notícias de problemas no Brasil estariam afugentando os turistas que “não se sentem confortáveis em passar algumas semanas no país”, informa o blog “Baixo Manhattan”, da “Folha de S.Paulo”.

“A maioria de nossos clientes decidiu não ir à Rio-2016, o que é uma triste demonstração em relação aos Jogos Olímpicos. As pessoas estão preocupadas”, disse Dan Richards, CEO da empresa Global Rescue, com sede em Boston e responsável pela segurança e questões logísticas de turistas americanos durante Olimpíadas passadas e a atual, em entrevista ao jornal.

O “USA Today” cita que oficiais brasileiros estão fazendo de tudo para manter a segurança dos jogos, com o dobro de policiais utilizados na Londres-2012. Contudo, empresas como a Coca-Cola, uma das patrocinadoras do evento, estão avisando seus funcionários a buscarem orientação médica antes de viajar para o Brasil, e o site de hospedagens Airbnb orienta em suas páginas quais precauções devem ser tomadas em relação à zika.

Segundo especialistas entrevistados pelo jornal, os maiores patrocinadores americanos da Rio-2016 vão “em peso” para os Jogos, mas os pequenos, do segundo e terceiro escalão, estão “fazendo cortes em suas participações”.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo