Brasil

Turismo: 90% dos estrangeiros que foram à Rio-2016 planejam voltar

Turistas curtem a vista do Rio do alto do Pao de Acucar
Turistas curtem a vista do Rio do alto do Pao de Acucar

O Brasil agradou ao mundo. Essa é a conclusão de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo que mostra que o país passou no teste de imagem deixada nos estrangeiros que vieram prestigiar as Olimpíadas no Rio de Janeiro. De acordo com o levantamento, cerca de 56% dos estrangeiros visitaram o país pela primeira vez e, dentre eles, nove entre dez —90%— disseram ter intenção de voltar. O Rio de Janeiro agradou 83% dos entrevistados.

“Os dados mostram que realizamos uma Olimpíada memorável e que teremos um legado de imagem extremamente positivo”, disse à “Folha de S.Paulo” o ministro interino do Turismo Alberto Alves. Para Alves, a pesquisa reforça que o país tem plenas condições de promover megaeventos, como foram a Rio+20 e a Copa de Mundo.
A pesquisa com os turistas estrangeiros foi feita pela Fundação Instituto de Pesquisa Econômica (Fipe), que ouviu 1.262 estrangeiros nos aeroportos e regiões de fronteira entre os dias 6 e 16 de agosto. A maioria dos entrevistados (83,5%) têm mais de 25 anos, 64,4% são homens e 56,5%, mulheres.

O que agradou e o que não agradou

Apesar da boa impressão, eles criticaram a qualidade das estradas e os preços elevados de hotéis, alimentação e passagens aéreas.

Nenhum item analisado isoladamente agradou mais os estrangeiros do que as diversões noturnas (96,2%). Restaurantes e aeroportos ficaram praticamente empatados, com 94,2% e 94,6%, respectivamente. A dificuldade de acesso a casas de câmbio e agências bancárias para saques e os preços em geral dos serviços foram criticados.

A segurança também foi bem avaliada por 88,4% dos estrangeiros e 87,1% dos nacionais, índices próximos aos registrados pelo transporte público, com 86,6% de aprovação do público externo, e 82,1% do interno.
A isenção de vistos em caráter excepcional para turistas dos EUA, Canadá, Japão e Austrália fez aumentar o número de visitantes desses países. Cerca de 82% disseram que voltariam caso essa facilidade fosse permanente.

Balanço da prefeitura do Rio

Balanço divulgado na manhã de terça-feira (23) pelo prefeito do Rio, Eduardo Paes, mostrou que o Rio de Janeiro recebeu 1,17 milhão de turistas, sendo 410 mil deles estrangeiros, durante a Olimpíada. A área de hotelaria registrou ocupação de 94%.

O país que mais mandou turistas foi o Estados Unidos, seguido por Argentina e Alemanha. Cada estrangeiro gastou, em média, R$ 424,62 por dia na cidade. Entre os turistas brasileiros, 43% eram de São Paulo, seguidos pelos gaúchos e mineiros. Cada um gastou R$ 310,42 diariamente, em média.

De acordo com a análise, a Olimpíada no Rio de Janeiro impactou positivamente a economia da cidade. O comércio aumentou em 70% na região da Zona Sul em comparação com o mês de agosto de anos anteriores. Na Barra da Tijuca, no Centro e na Zona Norte, as vendas aumentaram em 30%, com destaque para a região da Tijuca, cujo comércio aumentou em 45%. Em outros pontos da Zona Oeste, o aumento no comércio foi de 20%.

Ainda de acordo com a prefeitura do Rio, o fato de as instalações serem móveis não interferiu na qualidade. “Isso não fez com que perdêssemos a qualidade das instalações, já que registramos mais recordes do que em Londres.”, garantiu Paes. (Com informações do G1 e Folha de S. Paulo).

Eduardo Paes divulgou balanco da Olimpiada
Eduardo Paes divulgou balanco da Olimpiada
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo