Manchete Notícias

Turistas brasileiros são barrados no aeroporto de Boston e passam noite em prisão

Eles afirmam que foram algemados e levados para celas vestindo uniformes antes de serem mandados de volta ao Brasil

A brasileira teve visto cancelado após ser deportada dos EUA
A brasileira teve visto cancelado após ser deportada dos EUA

Três turistas brasileiros relataram momentos de terror e humilhação ao serem detidos e mandados de volta para o Brasil do aeroporto de Boston (MA) no dia 12 de agosto. Dois desses turistas deram entrevista à rádio CBN e afirmaram que estavam viajando a trabalho e de férias, respectivamente, e foram tratados como presidiários.

Segundo a CBN, o visto de turista desses brasileiros estava em dia e eles apresentaram as passagens de volta, os comprovantes de hospedagem, e responderam às perguntas feitas pelos agentes. Depois de passarem por entrevistas e terem as malas revistadas, foram algemados e levados para outro local, semelhante a uma prisão. Lá, trocaram as roupas que vestiam por uniformes de presidiários americanos e dormiram em uma cela. O maitre de restaurante Ricardo de Souza relata que os agentes da imigração queriam que ele confessasse estar em busca de emprego. No entanto, Ricardo viajou para fazer um curso pago pelo restaurante onde trabalha, em Brasília (DF).

“Tudo que eles me pediam, eu apresentei e respondi. Nos algemaram e, quando saímos da cadeia, tinha um camburão da polícia lá fora. Nos levaram para uma prisão e nos trancaram em uma cela lá”

Já Ana Cristina Crepalde saiu de São Paulo e estava no mesmo voo de Ricardo. Ela conta que os agentes ficaram desconfiados por ser a segunda viagem dela para Boston. Os guardas insistiram que alguém a esperava no aeroporto, o que ela nega. Ana afirma que trabalha há 14 anos na mesma empresa e que viajou de férias. Ela passou a noite sozinha, em uma cela, e só conseguiu se comunicar com a família quando voltou ao Brasil.

“Para mim, o que era para ser um passeio, foi assustador. Gastei dinheiro com isso, com a passagem, e deu tudo errado. O lugar que a gente ficou, parecia até que a gente tinha matado alguém. E eu fiquei desesperada porque meu filho estava aqui no Brasil”

Ana e Ricardo contaram que um terceiro brasileiro foi levado para o mesmo local. O grupo foi deportado em um voo para o Panamá, na manhã de segunda-feira (13) e, de lá, cada um retornou para sua cidade.

O Ministério das Relações Exteriores disse que representantes do Consulado Geral do Brasil em Boston vão se reunir com as autoridades de imigração para esclarecer o ocorrido. A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil não quis comentar o assunto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo