Localizada em Santa Monica, na Califórnia, a única residência projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer nos Estados Unidos está à venda. A “Strick House”, como é conhecida, foi construída entre 1963 para o cineasta Joseph Strick e a esposa, Anne. A casa foi concebida por Niemeyer remotamente: por causa de sua militância comunista, ele teve o visto americano negado e nunca pôde visitar o local. O projeto foi todo desenvolvido por correspondência, com base em fotos aéreas e plantas topográficas enviadas pelos Strick ao arquiteto.
Embora Niemeyer tenha colaborado com outros arquitetos em projetos nos EUA, como o edifício-sede da ONU, em Nova York, a Strick House é a única obra residencial projetada por ele que foi de fato construída no país. O casal Strick, conhecido por suas posições progressistas, escolheu Niemeyer não só pela estética modernista, mas também como forma de protesto contra o clima político da época. Anne Strick afirmou que foi “uma maneira de desafiar a era do macarthismo”, criticando o fato de um profissional ser impedido de trabalhar nos EUA por suas opiniões políticas.
A casa tem 5.153 pés quadrados (cerca de 479 m²), com cinco quartos e seis banheiros. Em 2003, os designers Michael e Gabrielle Boyd compraram a propriedade e fizeram uma restauração cuidadosa, mantendo o layout original e atualizando os acabamentos.
A Strick House foi designada como patrimônio histórico pela cidade de Santa Monica em 2003, e está à venda pelo valor de $19,995 milhões.