Estados Unidos

Única casa de Oscar Niemeyer nos EUA está à venda por $20 milhões

Patrimônio histórico: obra modernista do brasileiro fica nas colinas de Santa Monica, ao lado do icônico Riviera Country Club.






Casa está anunciada no mercado como “Jóia máxima da arquitetura modernista do século 20”. Foto: Zillow

Localizada em Santa Monica, na Califórnia, a única residência projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer nos Estados Unidos está à venda. A “Strick House”, como é conhecida, foi construída entre 1963 para o cineasta Joseph Strick e a esposa, Anne. A casa foi concebida por Niemeyer remotamente: por causa de sua militância comunista, ele teve o visto americano negado e nunca pôde visitar o local. O projeto foi todo desenvolvido por correspondência, com base em fotos aéreas e plantas topográficas enviadas pelos Strick ao arquiteto.

Embora Niemeyer tenha colaborado com outros arquitetos em projetos nos EUA, como o edifício-sede da ONU, em Nova York, a Strick House é a única obra residencial projetada por ele que foi de fato construída no país. O casal Strick, conhecido por suas posições progressistas, escolheu Niemeyer não só pela estética modernista, mas também como forma de protesto contra o clima político da época. Anne Strick afirmou que foi “uma maneira de desafiar a era do macarthismo”, criticando o fato de um profissional ser impedido de trabalhar nos EUA por suas opiniões políticas.

A casa tem 5.153 pés quadrados (cerca de 479 m²), com cinco quartos e seis banheiros. Em 2003, os designers Michael e Gabrielle Boyd compraram a propriedade e fizeram uma restauração cuidadosa, mantendo o layout original e atualizando os acabamentos.

A Strick House foi designada como patrimônio histórico pela cidade de Santa Monica em 2003, e está à venda pelo valor de $19,995 milhões.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo

Exit mobile version