Negócios

United faz acordo com passageiro retirado à força de voo

Companhia aérea anuncia mudanças após prejuízo e imagem manchada pelo incidente

Homem foi retirado à força do voo
Homem foi retirado à força do voo

O médico David Dao e a companhia United Airlines chegaram a um acordo de valor não divulgado, disseram seus advogados nesta quinta-feira (27).

A companhia se disse “satisfeita por informar que chegaram a uma resolução amigável para o desafortunado incidente” envolvendo o passageiro. Dao foi removido à força de um avião da United Airlines que partiria de Chicago para Louisville, nos Estados Unidos, há duas semanas. O episódio foi gravado em vídeo e repercutiu globalmente.

A filmagem mostra três homens usando equipamentos e coletes de segurança falando com o passageiro sentado no avião. Depois de alguns segundos, um dos homens agarra o passageiro, que grita e é arrastado pelos braços para a frente da aeronave.

O homem precisou ficar internado em um hospital por conta dos ferimentos que sofreu com a retirada violenta do assento.

Nas redes sociais, consumidores revoltados de várias partes do mundo pediram boicote contra a empresa.

A United acabou enfrentando uma crise. Um dia após a divulgação do vídeo, as ações em bolsa caíram e a companhia chegou a perder quase $1 bilhão em valor de mercado em um único dia.

Novas medidas

Depois de ter a reputação manchada no mundo inteiro por retirar um passageiro à força de um avião para acomodar mais tripulantes, a United Airlines anunciou nesta quinta-feira (27) uma série de compromissos para atender melhor o consumidor.

A companhia aérea diz que analisou detalhadamente suas políticas e procedimentos e se comprometeu, por exemplo, a acionar autoridades policiais apenas para segurança e proteção dos clientes, não pedir mais para que os passageiros abram mão de seus assentos involuntariamente (a menos que haja riscos à segurança) e aumentar a quantia oferecida àqueles que optarem por ceder seus lugares para até $10 mil.

A empresa também afirma que terá uma equipe de “soluções para o consumidor”, dedicada a “fornecer respostas mais criativas” para os consumidores que cederem seus assentos, como por exemplo, usar aeroportos próximos, outras linhas aéreas ou transporte terrestre para levar o consumidor até seu destino.

Outros compromissos foram: garantir que as tripulações estejam programadas para o voo até 1h antes da partida; dar mais treinamentos aos funcionários, criar um sistema automatizado para solicitar a voluntários que mudem seus planos de viagem; reduzir a quantidade de overbooking (mais passageiros que assentos disponíveis); encorajar os funcionários a resolver problemas de atendimento ao consumidor e ainda eliminar burocracias e não fazer perguntas em caso de perda de bagagens.

A United disse que algumas das políticas já entram em vigor imediatamente e outras serão implementadas ao longo do ano, mas não especificou quais. (Com informações do G1).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo