Local

US Census Bureau revela número de brasileiros na Flórida

Especialista do órgão federal dos Estados Unidos apresentou dados consolidados sobre a população brasileira

Os slides completos podem ser consultados nas redes sociais do consulado
Os slides completos podem ser consultados nas redes sociais do consulado

Marilyn E. Stephens, Data Dissemination Specialist do US Census Bureau, fez uma palestra no Consulado-Geral do Brasil em Miami, durante uma reunião com o Conselho de Cidadãos no início deste mês de agosto e apresentou dados interessantes sobre a população brasileira na Flórida. 

A concentração maior está nos condados do sul do estado: Broward (17,043), Miami-Dade (11,028) e Palm Beach (10,693).

Orange, na região de Orlando, também se destacou com 12,336 residentes que imigraram do Brasil. De acordo com os dados fornecidos por Marilyn, o total de brasileiros vivendo no Sunshine State é de 63,482 pessoas.

A palestrante não comentou, mas estima-se que este número seja maior, pois muitos indocumentados não responderam ao Censo realizado em 2021 por temerem ser deportados.

A tradição do país é efetuar um censo a cada 10 anos. Portanto, deveria ter ocorrido em 2020, mas a pandemia de covid-19 provocou o adiamento da pesquisa. 

Se a contagem não é exata, pelo menos serve como balizamento para autoridades brasileiras na Flórida acompanharem o desenvolvimento da comunidade em todo estado. Um bom indicador deste evolução foi a abertura do Vice-Consulado-Geral do Brasil em Orlando, que servirá para desafogar o fluxo de brasileiros que eram obrigados a procurar o consulado em Miami.
Um bom teste para este desafogo será a eleição presidencial brasileira, marcada para o próximo mês de outubro.

Os slides completos podem ser consultados nas redes sociais do período de defeso eleitoral: instagram (@gov.cgmiami) e Facebook (@GovconsuladoMiami).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo