Imigração

USCIS endurece regras para o H-1B

Seleção por capacitação vai substituir o atual sorteio das aplicações

Viisto é o mais procurado por trabalhadores especializados

O Department of Homeland Security (DHS) decidiu mudar as regras que estabelecem a concessão do visto temporário de trabalho H-1B, voltado para profissionais com alta especialização. A partir do ano fiscal de 2027, as aplicações não serão mais selecionadas por sorteio para avaliação, mas sim pela capacitação dos candidatos. Devido ao elevado número de aplicações, o sorteio é usado para selecionar os candidatos até preencher 65 mil vagas, a quota total de vistos H-1B emitidos por ano.

De acordo com a nova regra, os candidatos ao visto serão selecionados por um “processo que dê preferência àqueles com maiores capacidades”, diz o boletim emitido pelo USCIS (United States Customs and Immigration Services). Ainda segundo a nota, “o processo atual vinha sendo criticado por permitir que empregadores inescrupulosos inundassem a seleção com trabalhadores de baixa capacitação e de salários reduzidos.”

No ano passado, um decreto do presidente Donald Trump estabeleceu uma taxa adicional de $100 mil para os empregadores que solicitarem vistos H-1B para trabalhadores estrangeiros. A nova medida do DHS torna ainda mais difícil e seletiva a obtenção do H-1B, um visto temporário popular, que frequentemente abre caminho para o green card. A regra entra em vigor no dia 2 de fevereiro de 2026, e será aplicada durante o ano fiscal de 2027.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo