Manchete Mundo

Van atropela pedestres e deixa mortos e feridos em Barcelona

Governo informou que se trata de atentado terrorista; número de mortos pode aumentar

Atentado em Barcelona
Atentado em Barcelona

Uma van atropelou dezenas de pessoas no centro de Barcelona, no início da tarde desta quinta-feira (17), deixando 13 mortos e mais de 50 feridos,  informou a polícia da cidade espanhola. O ato ocorreu na avenida Las Ramblas, importante ponto turístico da cidade.

Pelo Twitter, a polícia local, sem citar números, informou que há mortos e feridos e está buscando o autor do atropelamento. Um toque de recolher foi pedido para facilitar as buscas no local; a indicação é que as pessoas não transitem por Barcelona “a não ser que seja extremamente necessário”.

No momento, a polícia está aumentando o raio de procura do autor e pedindo aos pedestres irem para casa.

O caso está sendo tratado como um ato de terrorismo. Diversas ambulâncias foram sendo deslocadas para o local do incidente.

A área permanece isolada em um raio de 200 metros. Não é permitido acesso no momento. As lojas ficaram fechadas e começaram a ser evacuadas mais de uma hora depois. As autoridades da Catalunha fecharam as estações de metrô e trem nos arredores.

Segundo a agência EFE, citando fontes próximas à investigação, o motorista do veículo, de cor branca, fugiu a pé. Ele teria acelerado a van em direção à multidão por cerca de 500 metros.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou no Twitter que está em contato com autoridades depois do incidente.

Desde de julho de 2016 veículos têm sido usados para atropelar multidões em uma série de ataques terroristas na Europa, deixando bem mais de 100 mortos em Nice, Berlim, Londres e Estocolmo.

Nas últimas semanas, pichações com ameaças contra turistas apareceram em Barcelona, que atrai ao menos 11 milhões de visitantes por ano.

Las Ramblas é uma grande avenida, de 1,2 quilômetros, que atravessa o centro de Barcelona, desde a Praça da Catalunha até o monumento a Cristóvão Colombo, de frente para o mar.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo