Vice-Consulado em Orlando é boa notícia para brasileiros da região e turistas

Presidente Jair Bolsonaro inaugura, em 11 de junho, o Vice-Consulado do Brasil em Orlando

0
996

A nova repartição consular é subordinada ao Consulado-Geral em Miami e terá funções exclusivamente consulares, para auxiliar os brasileiros lá residentes e os de passagem. Estima-se que residam na Flórida cerca de 475 mil brasileiros. Desses, mais de 180 mil estabeleceram-se nas regiões a serem prioritariamente atendidas pelo novo posto.

O Vice-Consulado em Orlando propiciará aos cidadãos brasileiros serviços consulares fundamentais, como documentos de viagem, registros civis e procurações. Incrementará, ainda, a prestação de assistência consular emergencial às centenas de milhares de turistas brasileiros que visitam a região de Orlando todos os anos.

Numa primeira fase, o Vice-Consulado processará atestados de vida, registros de nascimento, autorização de retorno ao Brasil, autorização para viagem de menor e autorização para concessão de passaporte a menor. Em paralelo, esses e todos os demais serviços consulares seguem sendo normalmente prestados pelo Consulado-Geral em Miami (http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/). O Vice-Consulado em Orlando aumentará gradualmente o número e abrangência de seus atendimentos (https://www.gov.br/mre/pt-br/vice-consulado-orlando).

O Vice-Consulado em Orlando é o primeiro dos cinco novos consulados criados em janeiro para melhor atender aos brasileiros no exterior a ser aberto. As outras quatro repartições consulares a serem instaladas são os Consulados-Gerais em Marselha (França), Edimburgo (Reino Unido) e Chengdu (China) e o Vice-Consulado em Cusco (Peru).