Jorge Nunes

Vinte anos passados e futuros

Semanário completa vinte anos de circulação ininterrupta e consolida liderança entre os veículos de comunicação em português nos Estados Unidos

Em meados do ano 2000 eu percorria as lojas e mercados brasileiros espalhados entre Miami e Boca Raton para copiar os pequenos anúncios espetados nos seus quadros de avisos. Ali as pessoas ofereciam serviços, buscavam lugar para morar, trabalho, doações de móveis, oportunidades de negócios e outras necessidades da vida imigrante. Aqueles anúncios que eu anotava diligentemente em um caderninho seriam o conteúdo para a primeira edição do AcheiUSA. 

Naquela época a comunidade brasileira no sul da Flórida vivia um momento especial de crescimento, e vários jornais comunitários já circulavam. Mas, desde a primeira vez que estive naquela região, apinhada de brasileiros, percebi que havia espaço para um novo jornal, diferente dos que já existiam. Pensava em um veículo que trouxesse uma utilidade mais concreta para o leitor, e que não dependesse de muito esforço inicial para editá-lo, já que o único funcionário seria eu mesmo, encarregado de prover conteúdo, fazer o design gráfico, vender publicidade e distribuir o jornal por dezenas de pontos em comércios e escritórios, na vasta área que fica entre Miami e Boca Raton.

A solução para a equação foi criar um jornal de anúncios classificados grátis. Assim, o conteúdo seria fornecido pelo leitor, e o jornal traria a utilidade de reunir em um só lugar tudo que as pessoas procuravam nos quadros de avisos das lojas e mercados. Juntei duas inspirações – o jornal Balcão e um antigo caderno de classificados do Jornal do Brasil, ambos do Rio de Janeiro – e cheguei ao formato e ao nome Achei, completado com o USA, de United States of America. Nascia o AcheiUSA.

A primeira edição foi entregue na gráfica no sábado, 28 de outubro de 2000, e começou a ser distribuída na segunda-feira, dia 30. Na mesma semana, começaram a chegar, via fax, os anúncios que seriam publicados gratuitamente na edição seguinte, preenchidos em um pequeno formulário impresso no jornal. Foi um sucesso instantâneo. Os anúncios classificados acabaram formando um alicerce sólido, sobre o qual o jornal se ergueu ao longo dos vinte anos que completa agora. Sobre essa base construímos um jornal completo, com editorial comandado por jornalistas profissionais, uma legião de colaboradores, fotógrafos, profissionais gráficos e distribuidores.

Ao longo desses vinte anos, o AcheiUSA consolidou-se como um veículo de extrema importância para a comunidade brasileira, tanto na sua edição semanal impressa quanto no seu website, líder absoluto entre todos os veículos comunitários em português no País. Sua reputação de credibilidade e responsabilidade editorial garantiu o reconhecimento de instituições importantes e parcerias duradouras com eventos populares, como o Inffinito Brazilian Film Festival e o Pompano Beach Brazilian Festival, e associações empresariais de relevância internacional, como a Brazilian-American Chamber of Commerce of Florida, maior câmara de comércio binacional do estado, onde o AcheiUSA ocupa lugar de destaque como Trustee Member.

Chegamos aos vinte anos cheios de vitórias, mas também confrontados com novos desafios. O mundo mudou bastante nessas duas décadas, e com ele a relação do leitor com a notícia. As mídias sociais e a quantidade de informação disponível na internet obrigaram os veículos de comunicação a repensarem seus formatos, editorias e relação com os leitores. E foi isso extamente que fizemos. Graças a essa adaptação, hoje o AcheiUSA é líder absoluto online entre as mídias comunitárias em português nos Estados Unidos, e a de maior presença nas mídias sociais, onde arregimentou mais de 100 mil seguidores até agora.

Enquanto alguns argumentam que a abundância de informação hoje disponível feriu gravemente os veículos de comunicação tradicionais, nós pensamos que na verdade eles nunca foram tão necessários. Como guardiões da informação responsável, os veículos profissionais são a arma mais potente no combate à proliferação de informações falsas – as famigeradas fake news – que tanto mal têm causado ultimamente. Os veículos de comunicação com compromisso histórico de credibilidade são porto seguro para a informação confiável, um insumo extremamente necessário para a sociedade. E o compromisso com os fatos e a verdade é fundamental, porque, no final das contas, veículos de comunicação dependem da confiança do leitor para a própria sobrevivência. O AcheiUSA tem tido esse compromisso há vinte anos e vai continuar tendo pelos próximos vinte. Pelo menos.

Nosso obrigado aos leitores, anunciantes e a todos os profissionais e colaboradores que estiveram conosco nessa jornada de sucesso.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo