Comunidade

Visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré reúne centenas de fiéis no Sul da Flórida

Durante os cinco dias de peregrinação, a imagem passou por diversas igrejas e eventos; diretoria da Festa de Nazaré, no Pará, presenteia comunidade local com imagem-irmã da Santa Peregrina

Carlos Waldney e a esposa Daniela Cruz carregam a imagem-irmã de Nossa Senhora de Nazaré. Foto: Divulgação

Brasileiros no Sul da Flórida tiveram a oportunidade de ver de perto a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré, que desembarcou no estado na última quarta-feira (15) e retornou à sua morada oficial, na Basílica Santuário em Belém, no Pará, na segunda-feira (20). Essa foi a primeira vez que a imagem da Santa esteve nos EUA.

Durante os cinco dias de peregrinação, a imagem passou por diversas igrejas e eventos na região, incluindo o asilo The Palace Senior Living, em Kendall, levando conforto e paz aos idosos. “Houve muita emoção em todo lugar por onde a imagem de Nossa Senhora de Nazaré passou”, contou Carlos Waldney, um dos organizadores da ação, ao AcheiUSA.

Natural do Pará, Carlos relata a alegria em ver uma tradição que começou na região amazônica, ultrapassar fronteiras. “Me surpreendi com a reação dos americanos, especialmente na St. Augustine Catholic Church, em Coral Gables. Lá a missa foi conduzida em inglês e, mesmo aqueles que nunca tinham ouvido falar no Círio de Nazaré, se emocionaram com a presença da nossa Santa”, contou.

No sábado (18), a escultura de estilo barroco medindo 28 cm de altura, saiu em romaria moto-rodoviária escoltada pelo grupo Knights of Columbus, da missa celebrada na Our Lady of Guadalupe Catholic Church, em Doral, até a St. Joseph Catholic Church, em Miami Beach, onde foi celebrada outra missa em sua homenagem. 

No domingo (19), a imagem foi recebida na St. Vincent Catholic Church, em Margate, encerrando a histórica peregrinação com a imagem original.

No mesmo dia, na Saint Catherine of Siena Catholic Church, foi a vez da imagem-irmã de Nossa Senhora de Nazaré — um presente da diretoria da Festa de Nazaré, no Pará, através do casal Augusto e Luisa Vasconcelos — ser escoltada pelos guardiões do Knights of Columbus e carregada por casais membros da comunidade, responsáveis pela realização do evento na Flórida. Na ocasião, foi remontada a festa do Círio de Nazaré, com a tradicional corda, símbolo de fé e promessa dos fiéis. A procissão reuniu cerca de 300 pessoas segundo a organização. 

No encerramento da missa, a imagem-irmã foi ofertada à comunidade brasileira de Kendall e entregue ao casal Carlos e Daniela Cruz, com o propósito de dar continuidade ao trabalho da Santa peregrina nos Estados Unidos. “Ficamos muito honrados em receber esse presente e agradecemos a todos que nos ajudaram a concretizar esse evento religioso. Nada teria sido possível sem o apoio do casal coordenador do Círio de Nazaré, Antonio e Silvia Salame; do Secretário de Turismo do estado do Pará, Eduardo Costa, e da comunidade de Kendall, de onde essa ideia nasceu e se expandiu para outras comunidades brasileiras na região”, disse Carlos.

Antes de sua partida, a image original de Nossa Senhora de Nazaré visitou também a cidade de Ave Maria, em Collier County, a 36 milhas de Naples.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo