Ida Sem Volta Turismo

Viva La Dolce Vita em Paso Robles, Califórnia

A jornalista Aline Nader leva os leitores do AcheiUSA para uma viagem pelas vinícolas de Pasos Robles, na Califórnia

Que os californianos são abençoados por tudo que o Golden State tem para oferecer, eu já sabia, pois venho desfrutando deste estilo de vida há pelo menos seis anos. O que descobri recentemente é que o estado abriga mais de 100 variedades de uvas, e por isso, quando se trata de vinhos, a Califórnia é realmente um solo abençoado. 

É possível encontrar vinhos bons e com ótimos preços em quase todo lugar por aqui, principalmente em regiões como Napa, Sonoma e Paso Robles, não tão distante de Los Angeles. Daí que resolvi fazer uma viagem de final de semana só para degustar vinhos locais, mais um privilégio de quem mora aqui.

Para quem está no sul da Califórnia, apenas 3 horas de carro bastam para chegar em Pasos Robles. E esse foi meu destino.

Saí cedo de casa e dirigi pela 101 sentido Norte. O dia lindo de céu azul foi propício para um café da manhã de frente para o mar – parei no Chad’s Cafe em Santa Barbara, que tem uma demorada mas bom atendimento e uma generosa degustação de mimosas para abrir o apetite. Omelete, panquecas e muffins excelentes! E lá fui eu pegar mais duas horas de estrada até chegar em Paso Robles.

Localizada no meio do caminho entre Los Angeles e San Francisco, Paso Robles é a região vinícola em ascensão e crescimento mais rápido da Califórnia. Com acesso à praia e à estrelas Michelin, essa comunidade de fazendeiros inovadores oferece comida, vinho e arte que se encontram no charme de uma pequena cidade.

Seguimos direto pro hotel Allegretto Vineyrard Resort By Ayres, um resort que mais lembra um pedacinho da Itália. São 8 hectares  de vinhedos e pomares de inspiração toscana a menos de 2 quilômetros do centro da cidade. Tudo no hotel é um encanto!  A  escadaria do hall de entrada evidencia o enorme lustre com elementos modernos de cores cintilantes que representam todos os planetas contrastando com a pintura clássica no teto.

O proprietário Douglas Ayres agraciou o resort com uma coleção de mais de 200 peças de arte. No acervo, podemos ver obras de artistas locais, além de peças da Rússia, Índia, Itália e a pintura psicodélica do brasileiro Antônio Peticov. Na sala lateral do saguão principal, o destaque  vai para um corte de um tronco de sequóia gigante de mais de 2 mil anos. Para saber sobre o acervo, nos finais de semana o hotel oferece visitas de arte guiadas.

Depois de conhecer o hotel, fui aproveitar a piscina antes de seguir para a primeira experiência na Daou, a vinícola mais alta da costa central da Califórnia, o que já garante uma vista de tirar o fôlego. Só de sentar nas cadeiras feitas à mão a partir de barris de vinho de carvalho e apreciar a vista já vale a visita – imagina isso acompanhado de uma boa taça de vinho!

Por 45 dólares e com reserva antecipada, já éramos esperados pela equipe que garantiu uma degustação selecionada que incluiu Rose, Pinot Noir, Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon. Cada minuto da experiência de degustação parecia perfeitamente planejado e executado. Recomendo.

Depois, saí para explorar o centrinho da cidade, que também oferece várias salas de degustação, lojinhas de presentes e lojas de produtos gourmet como azeites, geleias e queijos. No jantar, sentei no balcão do Della’s, uma pizzaria moderna e o perfeito ambiente para um drink.

Outra vinícola que ganhou meu coração foi a Eberle, a 4 km de distância do hotel. O local é a mistura perfeita de charme rústico e elegância moderna. A reserva era às 10 da manhã e às 11 eu já estava tomando a terceira taça de vinho! Culpa do atendente, um simpático senhor que nos contagiou com a sua paixão por vinhos, e garantiu que tivéssemos uma excelente experiência, oferecendo cortesias como um dos reservados mais especiais produzidos na vinícola.

Além da degustação, a experiência inclui um tour gratuito por vias subterrâneas. Eu só poderia sair de lá com algumas garrafas de bons vinhos e bem feliz! Cheers para Paso Robles!

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo