Estados Unidos Manchete

Voto latino nos EUA será recorde nas eleições deste ano

Atualmente, 27,3 milhões de latinos estão aptos a votar; desses, 58% dizem que votam em Hillary Clinton e outros 19% votam em Trump

A maioria dos latinos está com Hillary Clinton
A maioria dos latinos está com Hillary Clinton

Da Redação com Agências – Ainda não é possível dizer se o voto dos latinos fará diferença nas eleições americanas do dia 8 de novembro, mas o que se sabe é que – 27,3 milhões, 12% do total – estão habilitados para votar no país. Isso não quer dizer que todos irão às urnas, pois, historicamente, o comparecimento dos latinos às urnas tem sido baixo.

“Este ano teremos um recorde de eleitores hispânicos. Há quatro milhões de novos eleitores. Mas haverá um ‘efeito Trump’? Vão mais às urnas votar contra o candidato? Ainda não sabemos”, disse à AFP o diretor de Pesquisa sobre Hispânicos do Pew Research Center (PRC), Mark Hugo López.

Uma pesquisa recente do PRC indica que, enquanto 58% dos latinos dizem que votarão na democrata Hillary Clinton, 19% escolherão Trump, atraídos por seu perfil de empresário bem-

Dos sete estados onde a corrida é apertada, três têm grande presença de latinos: Arizona (22%), Flórida (18%) e Nevada (17%). Mas 52% do total vive em estados que não são campo de batalha: os democratas Califórnia e New York e o republicano Texas. “Não é muito provável que o voto latino seja decisivo”, opinou López.

Em relação ao conjunto de eleitores do país, uma média das últimas pesquisas mostra Hillary avançando para consolidar sua vantagem sobre Trump, com 45,9% contra 39%.

‘Um foodtruck de tacos a cada esquina’

O mexicano-americano Marco Gutiérrez, de 42 anos, fundador do grupo Latinos For Trump, ficou conhecido depois de declarar na televisão que, se não for construído um muro na fronteira – como promete Trump -, “haverá um caminhão de tacos a cada esquina” do país.

A declaração gerou indignação e levou a campanha de Trump a pedir que seu apoio não fosse oficial, contou Gutiérrez à AFP, em sua casa em Discovery Bay, na Califórnia.

“Um ponto de tacos em cada esquina? Pois tomara que tenha!”, opinou o mexicano Delfino Sánchez, de 58 anos, funcionário da Taquería Coatzingo de Jackson Heights.

Araceli Dacoepién Damián, uma mexicana de 23 anos que trabalha sozinha 12 horas por dia em um carrinho de tacos nas ruas desse mesmo bairro, afirma que “Trump não tem a menor ideia do que os mexicanos sofrem em seu país, sem trabalho, com salários miseráveis”.

“Aqui trabalhamos 12, 14 horas para sobreviver, para manter a família que deixamos para trás”, disse Araceli, que tem um filho pequeno.

Latinos pró-Trump

Segundo pesquisa do PRC, é mais provável que os eleitores latinos de Trump sejam homens, nascidos nos Estados Unidos, falem inglês, tenham algum tipo de educação superior e sejam evangélicos protestantes. Muitos celebram que o magnata prometa linha-dura com Cuba e Venezuela.

“Não sou racista (…) Que os imigrantes venham, mas legalmente. Apoio Trump por sua experiência de vida para ajudar a economia”, explicou o polêmico fundador da Latinos For Trump que chegou de forma clandestina aos EUA e se tornou cidadão americano em 2003.

Denise Galvez, uma cubano-americano nascida em Miami que co-fundou o grupo “Latinas for Trump”, defende o republicano “porque não é um político, não é comprado”.

“É um homem de negócios, e eles sabem mais do que os políticos usar o bom senso para tomar decisões difíceis”, completou.

A cofundadora do grupo do Facebook “Cristãos latinos por Trump” Barbara Cueto garante que “há quase um racismo dos hispânicos contra Trump por ser branco”.

“É o único candidato pró-vida. E não queremos fronteiras abertas. Antes de mais nada, somos americanos”, disse essa hispânica de El Paso, no Texas.

O apoio a Trump entre os latinos “mostra que a comunidade hispânica é diversa”, comentou López, do PRC. “Nem todos são imigrantes e nem todos são mexicanos”, acrescentou.

Vinte e sete milhões de latinos estão aptos a votar nos EUA
Vinte e sete milhões de latinos estão aptos a votar nos EUA
Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo