Histórico

Chef carioca radicada em New York terá programa de culinária em TV americana

Letícia Schwartz vive nos EUA há 18 anos e já trabalhou em renomados restaurantes de Manhattan

Ana Paula Franco

BEN ESNER
Chef brasileira terá programa de TV sobre culinária

Chef brasileira terá programa de TV sobre culinária

Apaixonada por culinária, a brasileira Letícia Moreinos Schwartz vive nos Estados Unidos desde 1997 e estudou em uma das mais conceituadas instituições internacionais de gastronomia, o International Culinary Center em New York. Com experiência em renomados restaurantes de Manhattan , a brasileira está alçando novos voos. Letícia, que já tem um canal de culinária no Youtube, está prestes a lançar um programa de TV no canal PBS sobre culinária brasileira.

A ideia para fazer o programa surgiu porque Letícia participava de programas de TV, recebia elogios dos produtores e âncoras que davam força para ela ter o próprio show. “Foi daí que surgiu a ideia de fazer um show de TV sobre a cultura e a culinária brasileiras”, explicou. O programa está em fase de produção, as filmagens começam em setembro e irá ao ar na mesma época das Olimpíadas 2016 no Rio de Janeiro.

O assunto culinária permeia a vida da chef que presta consultoria para restaurantes, desenvolve receitas e está trabalhando em dois novos livros. Sobre a paixão pela culinária do Brasil, ela explica: “A culinária brasileira é a que me faz sentir em casa, é a minha conexão com o Brasil, o que mata a saudade do meu país. Eu me sinto muito abençoada de poder mostrar os nossos sabores para o resto do mundo!”, disse.

A carioca já publicou livros premiados sobre a culinária brasileira. Lançado em 2010, o livro The Brazilian Kitchen recebeu prêmio de melhor livro de culinária latina na França e o outro livro My Rio de Janeiro, publicado três anos depois, esgotou vendas na Europa em menos de 12 semanas.

Leticia foi chamada para liderar uma campanha, nos Estados Unidos, direcionada à população latina portadora de diabetes. A iniciativa é de uma das maiores companhias farmacêuticas do mundo, a Merck.

Profissional de muitas faces, Leticia  acaba de abrir uma empresa de consultoria gastronômica. A ideia surgiu depois de a brasileira ter orientado uma das maiores redes de supermercados dos EUA, a Central Market, localizada no Texas), ao disponibilizar as receitas mais populares do Brasil durante um festival brasileiro com duração de um mês.

“Devo confessar que o sucesso das receitas junto ao público e aos executivos da Central Market me inspirou e foi decisivo para eu abrir a consultoria”, conta. Outras informações sobre o trabalho da chef brasileira no site www.chefleticia.com.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo