Imigração Notícias

Pela primeira vez em 85 anos, saem mais imigrantes mexicanos do que entram nos EUA

Um movimento migratório inverso vem sendo observado na fronteira entre os EUA e o México. Segundo o mais novo relatório da consultoria Pew Research Center, mais de um milhão de imigrantes mexicanos e suas famílias, incluindo crianças nascidas nos EUA, voltaram para o seu país entre 2009 e 2014. Isso representa uma reversão histórica visto que outros 870.000 mudaram-se para o país vizinho durante o mesmo período. Ou seja, mais pessoas saíram do que entraram, algo que não acontecia há décadas.

Desde 1929, quando aconteceu a Grande Depressão nos Estados Unidos, o número de mexicanos que entravam no país ao norte sempre havia sido maior do que o de saída. Estima-se que este número tenha passado de 12 milhões de pessoas, mais da metade de forma ilegal. Vinte e oito por cento dos imigrantes nos EUA são mexicanos.

Entre as razões por trás da mudança está a falta de oportunidade para imigrantes nos EUA, a diminuição da taxa de natalidade no México e o desenvolvimento econômico do país também motivou a volta.

Além disso, o reforço na segurança da fronteira entre os dois países tem dificultado cada vez mais a entrada de imigrantes ilegais nos Estados Unidos, país que tem recebido um número recorde de imigrantes da América Central nos últimos anos.

De acordo com os pesquisadores, é complicado medir o fluxo de mexicanos que ingressam nos EUA, pois não existe um número oficial.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo