Antonio Tozzi Esportes

Brasil com boas chances de ser Hexa

O Brasil classificou-se para as oitavas de final com um futebol pragmático, tático, mas sem empolgar. Enfim, o estilo Tite. Muitos cuidados defensivos e atacar com segurança. No jogo de estreia contra Suíça, não encantou, mas jogou bem 20 minutos do primeiro tempo, quando a Seleção Brasileira foi premiada com o belo gol de Philippe Coutinho que desferiu um petard da entrada da área. Na segunda etapa, a seleção europeia se lançou ao ataque e conseguiu o gol de empate aos cinco minutos, com o zagueiro Zuber marcando de cabeça após cobrança de escanteio. O gol foi irregular, pois ele empurrou Miranda, no entanto, não se pode deixar de assinalar a falha no sistema defensivo brasileiro. Houve ainda um pênalti em cima de Gabriel Jesus não assinalado pelo árbitro mexicano e o empate foi o resultado final. A segunda partida da Seleção Brasileira foi a mais dramática desta fase de grupos. O Brasil pressionou o jogo inteiro, mas o 0 a 0 permanecia, por causa da má pontaria dos atacantes brasileiros, pela defesa da Costa Rica e sobretudo pela boa atuação do goleiro Keylor Navas. Entretanto, aos 45 minutos do segundo tempo, Coutinho empurrou para as redes após boa jogada de Firmino e Gabriel Jesus. Ainda deu tempo para Neymar marcar seu primeiro gol na Copa do Mundo da Rússia após escorar cruzamento de Douglas Costas. Placar final: 2 a 0. O mesmo resultado repetiu-se na última partida, quando a Seleção Brasileira derrotou a Sérvia até com certa tranqulidade, com um gol de Paulinho e outro de Thiago Silva. Juntamente com o Brasil, classificou-se a Suíça, após empatar com a Costa Rica em 2 a 2. Sérvia e Costa Rica deram adeus à Copa do Mundo na Rússia, eliminados no Grupo E. Agora, nas oitavas de final, a seleção canarinho pega o México, em jogo marcada para a cidade de Samara, às 10 horas da manhã, no horário de Miami. Palpite? Acho que o Brasil vence e, mais uma vez, o México não conseguirá disputar a quinta partida em uma Copa do Mundo.

Grupo A

Uruguai e Rússia confirmaram o favoritismo e passaram sem problemas para a segunda fase do Mundial. Mérito mesmo para a seleção sul-americana – a única a não sofrer nenhum gol na fase de grupos. Fez ainda mais bonito. Após ter derrotado Arábia Saudita e Egito por 1 a 0, goleou a Rússia por 3 a 0 e foi campeã do grupo. A surpresa foi a boa campanha da seleção local e a decepção ficou por conta do Egito, último colocado do grupo, sem nenhum ponto ganho.

Grupo B

Como era previsto, Portugal e Espanha se classificaram para as oitavas de final, pois caíram em um dos grupos mais fáceis do Mundial. As duas seleções estrearam se enfrentaram na estreia e fizeram uma partida eletrizante que terminou em 3 a 3, com dois gols do brasileiro naturalizado espanhol de Diego Costa e três de Cristiano Ronaldo para a seleção portuguesa. Na segunda rodada, ambas venceram os adversários por 1 a 0. Na última partida da fase de classificação, Portugal sofreu com Irã e teve de se contentar com empate em 1 a 1 para se classificar. Espanha também não fez melhor. Ficou no empate em 2 a 2 com Marrocos e acabou como primeiro colocada por ter feito mais gols do que a seleção lusitana. Irã se despediu com 4 pontos enquanto Marrocos fico una lanterna com 1 ponto ganho.

Grupo C

França e Dinamarca são as classificadas do Grupo C, com os franceses em 1º com 7 pontos  e os dinamarqueses em 2º com 5 pontos. Peru acabou em 3º com 3 pontos e Austrália na lanterna com 1 ponto conquistados. Grupo sem surpresa, apesar do destaque a ser dado pelos peruanos que jogaram bem, mas foram infelizes nas derrotas para França e Dinamarca – contra esta Cuevas desperdiçou um pênalti. Aliás, o Peru foi a única seleção da América do Sul a não passar para as oitavas de final. França, apesar de ter conseguido ficar em primeiro, não encantou, pois ela figura como uma das favoritas ao título.

Grupo D

Croácia e Argentina confirmaram o favoritismo. Mas com atuações bem diferentes. Enquanto a Croácia fez 9 pontos, com direito à goleada de 3 a 0 sobre a própria seleção de Messi, Argentina se classificou mais na garra do que no bom futebol. Estreou contra Islândia e ficou em um empate de 1 a 1 em jogo que Messi desperdiçou um pênalti. Depois, tomou vareio da Croácia e foi para o tudo ou nada com a Nigéria. Neste jogo, brilhou a classe de Messi, que abriu o placar para os portenhos, mas Nigéria empatou com pênalti de Moses e Rojo garantiu a vitória da Albiceleste ao completar para o gol um cruzamento de Pavón. Islândia – país com menor população a ter participado de uma Copa do Mundo – se despediu da competição na lanterna do Grupo D, com 1 ponto ganho e a Nigéria fez 3 pontos por ter vencido a própria seleção nórdica.

Grupo F

No Grupo F, ocorreu a maior decepção da fase de grupos da Copa do Mundo 2018. Alemanha, apontada como uma das favoritas ao título, ficou em último lugar, após ter sido derrotada por México e Coreia do Sul. Conseguiu apenas uma vitória sobre a Suécia no sufoco, mas já está de volta ao seu país. A Suécia foi a grande surpresa. Venceu o grupo com vitórias sobre Coreia do Sul e México, e deixou México em segundo lugar, ambas com 6 pontos. A seleção escandinava ficou com a primeira colocação por ter melhor saldo de gols e pelo confronto direto. Coreia do Sul e Alemanha fizeram 3 pontos, mas a seleção asiática ficou em terceiro, por ter melhor saldo de gols e pelo confronto direto. Realmente Joachim Low terá de remontar a seleção alemã.

Grupo G

Bélgica foi 100% na fase de classificação. Venceu as três partidas e agora já está de olho na próxima fase, assim como Inglaterra, batida pelos belgas no terceiro jogo, mas que havia já garantido a classificação antecipadamente. Aliás, as duas jogaram com equipes reservas e pouparam os titulares para as partidas decisivas. No segundo tempo, Januzjaj fez o gol da vitória da seleção dos Países Baixos para ficar em primeiro lugar. Na outra partida da chave, Tunísia bateu o Panamá por 2 a 1 e obteve 3 pontos. A seleção da América Central ficou com a pior campanha entre as 32 seleções classificadas, mas saíram da Rússia felizes da vida por terem participado pela primeira vez de uma Copa do Mundo e por terem marcado dois gols no torneio.

Grupo H

Outra seleção sul-americana fez bonito. Colômbia terminou em primeiro lugar no grupo ao bater Senegal por 1 a 0, gol de Yerri Mina, ex-zagueiro do Palmeiras. Na outra partida, Japão foi derrotado pela Polônia, também por 1 a 0. Assim, a seleção da América do Sul terminou com 6 pontos, enquanto Japão e Senegal terminaram com 4 pontos, 4 gols marcados, 4 gols sofridos e saldo 0. Entretanto, a seleção asiática se classificou porque seus jogadores receberam 4 cartões amarelos, enquanto os senegaleses receberam 6. Assim, o continente africano ficou sem nenhum representante nas oitavas de final – algo que há tempos não acontecia.

Confrontos das oitavas de final

A partir de sábado (30), começam as oitavas de final da Cpa do Mundo da Rússia. Acompanhe aqui os confrontos:

Dia

Local

Horário*

Jogo

6/30

Kazan

10:00 AM

França x Argentina

6/30

Sochi

2:00 PM

Uruguai x Portugal

7/01

Moscou

10:00 AM

Espanha x Rússia

7/01

Novgorod

2:00 PM

Croácia x Dinamarca

7/02

Samara

10:00 AM

Brasil x México

7/02

Rostov

2:00 PM

Bélgica x Japão

7/03

São Petersburgo

10:00 AM

Suécia x Suíça

7/03

Spartak

2:00 PM

Colômbia x Inglaterra

Caso o Brasil passe pelo México, enfrentará Bélgica ou Japão na sexta-feira (6), às 2:00pm, pelas quartas de final. Pode dar fim de semana prolongado em terras brasileiras…

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo