Manchete Notícias

Governador de New York considera aprovar carteira de motorista para indocumentados

Andrew Cuomo, do Partido Democrata, afirma que assinaria o controverso projeto de lei, caso fosse aprovado pelo Legislativo Estadual

Governador de NY Andrew Cuomo é favorável à causa imigratória
Governador de NY Andrew Cuomo renuncia ao cargo

O Estado de New York é declaradamente a favor dos imigrantes e o governador Andrew Cuomo (D), reeleito recentemente, promete dar um grande passo favorável aos indocumentados em 2019.

No ano que vem, a legislatura estadual de New York vai avaliar um projeto de lei polêmico que permite aos imigrantes indocumentados solicitarem a carteira de motorista. Andrew Cuomo adiantou que assinaria o projeto de lei, caso fosse aprovado.

Semana passada, Alphonso David, conselheiro legal de Cuomo, divulgou o plano durante a realização de um painel de discussão na conferência pós-eleitoral do grupo Legisladores Hispânicos de New York. Os ativistas relataram que David, no debate, previu que tal proposta seria aprovada pela Legislatura, que estará sobre controle total Democrata em 2019 e que ela seria assinada pelo governador.

O porta-voz de Cuomo, Richard Azzopardi detalhou que David não deu garantias sobre o que aconteceria na Legislatura, como alegam os ativistas. Ele somente confirmou que David havia dado a entender que a proposta sobre a carteira tenderá a ser discutida no ano que vem, após dizer que ela não poderia ser aprovada através de ordem executiva. Caso o projeto de lei entre em votação e seja aprovado, Cuomo o assinaria.

“O governador apoia a legislação”, disse Azzopardi.

Atualmente, 12 estados e Washington-DC já permitem que imigrantes indocumentados obtenham a carteira de motorista.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo