Estados Unidos Manchete

Trump oferece extensão do DACA e TPS por três anos em troca de muro na fronteira

Em discurso na Casa Branca na tarde deste sábado (19), presidente anunciou algumas medidas de segurança na fronteira e anunciou importantes medidas para os imigrantes

Trump em discurso na Casa Branca FOTO CNN
Trump em discurso na Casa Branca FOTO CNN

O presidente Donald Trump anunciou, na tarde deste sábado (19), em discurso na Casa Branca, três anos de extensão para o Deferred Action for Childhood Arrivals – DACA – e para os beneficiários do TPS – Temporary Protected Status em troca da verba para a construção do muro na fronteira dos EUA com o México. Por meio do DACA, 700 mil jovens imigrantes seriam beneficiados e outros 300  mil imigrantes de países como Haiti, El Salvador, Síria, Nepal, Honduras, Somalia, Nicarágua, pelo TPS.

Trump quer que o Congresso aprove $5.7 bilhões para a construção do que ele chamou de cerca de aço, em que será possível ver dos dois lados pela cerca, e que terá cerca de 200 milhas de extensão. O governo está parcialmente fechado há quase um mês devido a esse impasse, que segundo o presidente, vai acabar assim que o acordo foi aceito pelos Democratas.

O presidente também informou que vai investir $800 milhões para melhorar a tecnologia para a apreensão de drogas nos portos de entrada dos EUA; $800 milhões para assistência humanitária; contratação de 2.750 novos agentes para a patrulha de fronteira; 75 novos juízes de imigração para reduzir os milhares de processos acumulados nas Cortes de Imigração.

“Nós temos um problema urgente para resolver na fronteira e por isso estou aqui hoje para acabar com este impasse e dar ao Congresso um caminho para seguirmos em frente e acabar com o shutdown e a crise na fronteira”, disse o presidente, que chamou seu plano de compromisso entre as duas partes que deverá ser cumprido. “Esta é a chance para uma reforma imigratória bipartidária”.

 

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo