Antonio Tozzi Esportes

Palmeiras consegue classificação histórica!

Weverton foi eleito o melhor jogador da partida pela Conmebol e foi responsável pela defesa do pênalti de Rubens que garantiu o Verdão nas semifinais (Foto: Cesar Greco/SEP)
Weverton foi eleito o melhor jogador da partida pela Conmebol e foi responsável pela defesa do pênalti de Rubens que garantiu o Verdão nas semifinais (Foto: Cesar Greco/SEP)

Nem mesmo o mais fanático torcedor palmeirense poderia sonhar com um enredo tão dramático como este vivido na noite de quarta-feira (10) que culminou com a classificação do Verdão para as semifinais da Copa Libertadores da América 2022. Esta é a quarta ida às semifinais em cinco anos, e a terceira consecutiva, sendo que nas duas anteriores levantou a taça de campeão da competição de futebol masculino mais importante da América do Sul.

É difícil falar em noite histórica para um time que é o atual bicampeão da Libertadores e empilha recordes na competição. Mas a quarta-feira de 10 de agosto de 2022 já é um daqueles dias especiais na memória do torcedor do Palmeiras, que jogou junto com o time no Allianz Parque, segurou o grito mesmo quando o Verdão teve dois jogadores a menos e viu o time vencer o Atlético-MG por 6 a 5 nos pênaltis, após empate por 0 a 0 no tempo normal, para avançar às semifinais da competição continental – o jogo de ida tinha terminado em 2 a 2, no Mineirão. Danilo foi expulso aos 29 do primeiro tempo, Gustavo Scarpa aos 36 do segundo, e mesmo assim o Palmeiras controlou a pressão do Galo. 

Nos pênaltis, a cabeça fria dos jogadores e o coração quente da torcida empurraram os seis cobradores que acertaram – Raphael Veiga, Gustavo Gómez, Zé Rafael, Piquerez, Rony e Murilo, além de Weverton, que defendeu a cobrança decisiva de Rubens. A luta pelo tricampeonato consecutivo (e tetra no geral) da Libertadores continua e Verdão sabe que pode contar com sua torcida, que registrou um público de 40.433 pessoas no Allianz Parque, que proporcionou uma renda de R$ 4.394.735,85. 

Agora, o Palmeiras vai enfrentar o vencedor de Estudiantes x Athletico-PR nas semifinais – o primeiro jogo terminou 0 x 0, e o segundo foi decidido na quinta-feira, na Argentina. Como o jornal fecha mais cedo, infelizmente não sabíamos quem  será o próximo adversário. As semis estão marcadas para as semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.

Xô maldição!

O Palmeiras tinha sido derrotado nas últimas cinco decisões por pênaltis que disputou, desde a final do Paulistão de 2020, contra o Corinthians. Depois de decepções consecutivas, porém, o time teve a cabeça fria e não errou uma cobrança sequer das seis que teve. Weverton defendeu a batida de Rubens, Murilo acertou a cobrança decisiva e levou o Verdão a mais uma semifinal, ainda vivo na busca pelo tetracampeonato da América.

Atual campeão brasileiro, o Atlético-MG cai pelo segundo ano consecutivo diante do Palmeiras na Libertadores. Ano passado foi na semifinal, também após dois empates, mas com classificação alviverde pelo gol marcado fora de casa. Já o técnico Cuca sofre o terceiro revés seguido contra o Verdão na competição – além das duas com o Galo, perdeu a final de 2020 pelo Santos, no Maracanã.

Voltando suas atenções para o Brasileirão, onde é o líder, o Palmeiras tem clássico no próximo sábado (13) contra o Corinthians, na Neo Química Arena. Já o Atlético-MG visita o Coritiba no domingo (14) de manhã, no Couto Pereira. Os dois jogos são válidos pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Flamengo passa sem sustos pelo Corinthians

Pedro foi oportunista e aproveitou o ótimo passe de Arrascaeta para definir o placar (Foto: Alexandre Vidal/CRF)
Pedro foi oportunista e aproveitou o ótimo passe de Arrascaeta para definir o placar (Foto: Alexandre Vidal/CRF)

Bastou uma jogada inspirada de Giorgian de Arrascaeta para o Flamengo carimbar sua passagem às semifinais da Copa Libertadores da América, edição 2022. O craque uruguaio enfiou uma bola de três dedos que ficou fora do alcance dos zagueiros e do goleiro corintianos e sobrou livre para o artilheiro Pedro marcar o gol da vitória de 1 a 0 do Rubro-Negro sobre o Alvinegro paulista na noite de terça-feira (9) no Maracanã lotado.

O jogo de volta das quartas de final da Libertadores entre Flamengo e Corinthians mobilizou as duas maiores torcidas do Brasil, que esgotaram todos os ingressos de maneira antecipada e resultou em quebra de recorde de público de times brasileiros como mandantes na competição continental este ano. Ao todo, 62.802 pagantes (68.418 presentes) foram ao ao estádio e vibraram com a classificação para a semifinal do torneio continental.

O Corinthians lutou muito, buscou o ataque, mas após o gol rubro-negro não esboçou reação e escapou de um placar mais dilatado por conta de Cássio, principalmente depois da expulsão de Bruno Méndez. O Flamengo, regido pelo craque Arrascaeta, finalizou 10 vezes, mas desperdiçou muitas chances.

Os times voltam a campo pelo Campeonato Brasileiro no próximo fim de semana. O Corinthians faz o dérbi com o Palmeiras no sábado (13), na Neo Química Arena. Jogo decisivo para as aspirações do Timão no Brasileirão. Um dia depois, o Flamengo recebe o Athletico no Maracanã.

Adversário do Flamengo

Atacante Pratto, velho conhecido dos brasileiros, treina pontaria no centro de treinamento de Ituzaingó (Foto: Hernán Mauricio)
Atacante Pratto, velho conhecido dos brasileiros, treina pontaria no centro de treinamento de Ituzaingó (Foto: Hernán Mauricio)

O Vélez Sarsfield será o adversário do Flamengo na semifinal da Libertadores. A equipe argentina derrotou o Talleres por 1 a 0 fora de casa na quarta-feira e confirmou a classificação para a próxima fase do torneio. O gol que decretou a vaga foi marcado pelo atacante Julián Fernández, aos 33 minutos do segundo tempo.

Julián Fernández voltou a brilhar na Libertadores. Foi dele o gol da vitória no jogo de ida por 3 a 2, após o Talleres buscar o empate em 2 a 2. Desta vez, ele entrou novamente no segundo tempo e aproveitou ótimo passe de Janson para driblar o goleiro e selar a classificação do Vélez.

Parada dura para o Rubro-Negro carioca que joga a primeira partida na casa do adversário e recebe o Vélez Sarsfield no jogo de volta. 

As partidas serão disputadas nas semanas de 31 de agosto e 7 de setembro.

Dragão estufa o peito e elimina Nacional do Uruguai

Luiz Fernando marcou dois gols na vitória sobre o Nacional, mas foi expulso infantilmente (Foto: sagresonline.com)
Luiz Fernando marcou dois gols na vitória sobre o Nacional, mas foi expulso infantilmente (Foto: sagresonline.com)

O Atlético-GO está na semifinal da Copa Sul-Americana. Pela primeira vez, o clube goiano chega entre os quatro melhores da competição. Na noite da terça-feira (9), em Goiânia, o Dragão não tomou conhecimento do Nacional-URU, venceu por 3 a 0 com grande atuação e despachou o time do astro uruguaio Luis Suárez, que entrou no segundo tempo, mas foi presa fácil no estádio Serra Dourada. Luiz Fernando, duas vezes, e Baralhas marcaram os gols rubro-negros, todos eles com assistência de Churín.

Na semifinal, o Atlético-GO vai enfrentar o São Paulo e Ceará, que eliminou o Ceará no Castelão, após disputad de pênaltis.

O Atlético-GO volta a campo no sábado (9), quando visita o Botafogo pela 22ª rodada do Brasileirão. O jogo será no estádio Nilton Santos. Na competição, o Dragão ocupa a 19ª posição, com 20 pontos, e luta para sair da zona de rebaixamento.

O Dragão ainda tem outra decisão na quarta-feira (17) quando enfrenta o Corinthians, em São Paulo, pelo jogo de volta das quarta de finais da Copa do Brasil. O time goiano tem a vantagem de 2 gols sobre o rival paulista.

Classificação no sufoco

O capitão Diego Costa vibra com seu gol marcado na série de penalidades máximas (Foto: Rubens Chiri/SPFC)
O capitão Diego Costa vibra com seu gol marcado na série de penalidades máximas (Foto: Rubens Chiri/SPFC)

O São Paulo está na semifinal da Copa Sul-Americana. Na noite da quarta-feira (10), no Castelão lotado (53.582 torcedores), em Fortaleza, o Tricolor venceu o Ceará por 4 a 3 na disputa por pênaltis depois de perder por 2 a 1 no tempo normal – no jogo de ida, no Morumbi, os paulistas venceram por 1 a 0. No jogo de volta, o Vozão saiu na frente com Mendoza. A equipe de Ceni empatou com Igor Vinicius, mas vacilou e levou o segundo, de Castilho. 

O placar agregado de 2 a 2 levou a decisão para as penalidades, e o melhor desempenho dos batedores do time paulista deu a vaga ao Tricolor na semifinal. O sonho do bicampeonato do torneio, dez anos depois, segue vivo no Morumbi. 

Na disputa, pelo Ceará, Victor Luis, Matheus Peixoto e Erick marcaram, enquanto Castilho, Vina e Fernando Sobral erraram. Pelo São Paulo, Calleri, Luciano, Diego Costa e Patrick marcaram. Igor Vinicius e Igor Gomes erraram.

Na semifinal, o São Paulo vai enfrentar o Atlético-GO, que eliminou o Nacional, do Uruguai, na última terça-feira. As datas previstas são nas semanas dos dias 31 de agosto e 7 de setembro.

Pelo Campeonato Brasileiro, São Paulo e Ceará voltam a campo no domingo. O Tricolor recebe o Bragantino, às 16h, no Morumbi. E o Vozão faz o clássico contra o Fortaleza, no mesmo horário, no Castelão.

Do outro lado da chave da Copa Sul-Americana, o Independiente del Valle do Equador se classificou para as semifinais após duas vitórias (1 a 0 e 4 a 1) sobre o Deportivo Táchira da Venezuela. Seu adversário foi definido na noite de quinta-feira (11). O Internacional empatou em 0 a 0 com o Melgar do Peru e decidiu a classificação em Porto Alegre.

Santos anuncia retorno de Soteldo

O baixinho Soteldo está de volta ao clube onde foi feliz (Foto: Reprodução)
O baixinho Soteldo está de volta ao clube onde foi feliz (Foto: Reprodução)

Soteldo está de volta ao Santos. O Peixe anunciou na quinta-feira (11) a contratação do atacante venezuelano, vice-campeão da Libertadores de 2020 pelo clube.

O jogador estava no Tigres, do México. Ele retorna à Vila Belmiro por empréstimo até julho de 2023, com cláusula que dá opção de compra e estabelece valor para a aquisição. Segundo o presidente do Santos, Andres Rueda, o empréstimo foi sem custos.

Para acertar com Soteldo, o departamento de futebol contou com o enxugamento da folha salarial: acertou a rescisão de Ricardo Goulart, hoje no Bahia, e vendeu Léo Baptistão ao Almería, da Espanha.

Soteldo é o terceiro reforço para o técnico Lisca nesta janela de transferências. Recentemente, o Santos assinou com o lateral-direito Nathan, ex-Boavista, de Portugal, até o fim da temporada 2026, e concluiu o empréstimo de Luan, do Corinthians, até o fim da disputa do Brasileirão deste ano. Os dois foram apresentados na quarta (10). Pelo Santos, Soteldo disputou 105 partidas e marcou 20 gols.

Isaquias Queiroz conquista ouro e prata no Canadá

Isaquias Queiroz, conquistou ouro e prata no Mundial de Canoagem e chegou à 14ª medalha em mundiais (Foto: Fábio Canhete)
Isaquias Queiroz, conquistou ouro e prata no Mundial de Canoagem e chegou à 14ª medalha em mundiais (Foto: Fábio Canhete)

Isaquias Queiroz conquistou no sábado (6) a medalha de ouro na prova do C1 500m durante o Mundial de canoagem e paracanoagem realizado em Halifax, no Canadá. O campeão olímpico atropelou os adversários com tempo 1min54s49, dois segundos a frente do segundo colocado, o romeno Catalin Chirila. 

Isaquias Queiroz voltou ao pódio na manhã de domingo (7) pelo Campeonato Mundial de Canoagem disputado em Halifax, no Canadá. O canoísta brasileiro conquistou a prata na prova do C1 1.000m e chegou à 14ª medalha em eventos deste porte. Em uma final emocionante, ele conseguiu recuperar nos metros finais e garantir o segundo melhor tempo (4m15s80). Com o ouro ficou o romeno Catalin Chirila (4m14s28); o tcheco Martin Fuksa (4m16s21) levou o bronze.

Um dos maiores nomes do Brasil em Jogos Olímpicos, Isaquias tem um ouro, duas pratas e um bronze juntando as duas edições que participou – Rio 2016 e Tóquio 2020. Em Mundiais, ele soma agora sete ouros e seis bronzes nas sete edições que disputou.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo