Histórico

Brasileiros comemoram Dia do Português como Língua de Herança

Pais, educadores e autores criaram a data para incentivar a preservação da língua entre as famílias

Dia do Português
Pais e filhos participam do “Dia do Português”

Joselina Reis

DA REDAÇÃO – As famílias de brasileiros que moram fora do Brasil têm agora mais um apoio para manter o idioma entre a nova geração. De uma iniciativa de pais, educadores e autores de língua portuguesa, surgiu o Dia do Português como Língua de Herança (PLH), que será celebrado no dia 16 de maio em todo o mundo. Os eventos locais dependem dos parceiros que abraçarem a causa, e as informações de como participar estão na página www.brasilemmente.org, entidade que está organizando a celebração da data, e ou pelo email info@brasilemmente.org.

A criadora da ONG Brasil Em Mente, Felicia Jennings-Winterle, diz que a ideia surgiu da necessidade de conscientizar as famílias para a preservação do idioma. “Essas crianças vão crescer com uma bagagem cultural maior. A habilidade de falar o português vai ser um diferencial na vida delas no futuro, principalmente no trabalho”, explica Felícia. A Brasil Em Mente foi criada em 2009 em New York para promover a língua portuguesa e a cultura brasileira entre as famílias multiculturais residentes nos Estados Unidos e as que estão em processo de mudança para o Brasil.

O PLH foi criado como projeto final do programa de formação continuada para professores de português ofercidos pela ONG. Felícia conta que a data foi escolhida porque o português está presente em cinco continentes e é língua oficial em 8 países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste. “Como esses oito países têm suas diferenças, dando ao português oito culturas diferentes, somamos isso e deu o número 16, mais o número cinco, de cinco continentes, ficamos com a data 16 de maio”, lembra a brasileira.

A ONG foi criada a partir de uma experiência bem sucedida do Consulado do Brasil em New York. Os eventos para as famílias brasileiras eram realizados mensalmente, a partir daí a demanda aumentou e surgiu a necessidade planejar uma agenda anual. Felícia conta que a Brasil Em Mente mantém uma pré-escola com atividades três vezes por semana para 20 crianças, além de uma biblioteca no estilo Netflix, onde os interessados pagam uma mensalidade e recebem em casa, em qualquer parte dos Estados Unidos.

Para apoiar o projeto, o autor J.N. Paquet vai oferecer no dia 16 de março, um ebook bilíngue em português/inglês para todos que aderirem à comemoração pelo Dia Mundial de POLH. Os interessados deverão ficar de olho na página de facebook do autor (www.facebook.com/J.N.Paquet.Autor.Infantil) onde terão acesso às instruções para baixar o ebook gratuito.

Outra opção para quem mora nos Estados Unidos é o portal brasileiro Domínio Público. Uma série de livros infantis está disponível para leitura e impressão gratuita. Para fazer uma cópia das obras gratuitamente basta consultar o link disponível no site do Consulado-Geral do Brasil em Miami – http://miami.itamaraty.gov.br/pt-br/News.xml.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo