Error, no Ad ID set! Check your syntax!
Estados Unidos Manchete

Musk diz que vai “punir” parlamentares que apoiarem plano orçamentário de Trump

Empresário chama projeto de “insano e destrutivo” e ameaça intervir nas primárias de 2026

As ações da Tesla recuaram cerca de 5% após os ataques recíprocos entre Musk e Trump (Foto: Reprodução TV)
As ações da Tesla recuaram cerca de 5% após os ataques recíprocos entre Musk e Trump (Foto: Reprodução TV)

O bilionário Elon Musk declarou guerra ao projeto orçamentário proposto pelo presidente Donald Trump e prometeu abertamente “punir” parlamentares que votarem a favor da medida. Em postagens no X, ele criticou novamente o pacote fiscal do republicano e afirmou que usará sua influência política e financeira para derrotar congressistas nas eleições primárias de 2026.

“Aqueles que fizeram campanha para cortar gastos e agora apoiam esse projeto deveriam abaixar a cabeça de vergonha. Eles vão perder suas primárias, mesmo que seja a última coisa que eu faça na Terra”, publicou Musk nas redes sociais.

O CEO da Tesla também ameaçou fundar uma nova legenda — o “America Party” — caso o projeto seja aprovado. Ele chamou os congressistas republicanos que apoiam o pacote de “Partido do Porky Pig”, numa referência pejorativa à incoerência fiscal.

Musk, que liderou o Departamento de Eficiência Governamental (DOGE) durante a atual gestão, qualificou a proposta como “uma abominação fiscal” e afirmou que ela oferece “subsídios à indústria do passado enquanto prejudica o futuro”. Sua declaração se referia à retirada de incentivos para veículos elétricos e energias renováveis — setores diretamente ligados às companhias controladas por ele.

Em resposta às declarações do bilionário, o presidente determinou uma revisão completa dos subsídios, incentivos regulatórios e contratos federais firmados com a Tesla e a SpaceX, ambas empresas de Musk. Além disso, acusou o ex-aliado de “histeria bilionária”.

“Não é papel de um empresário mimado tentar chantagear o Congresso. Vamos revisar todos os subsídios, isenções e contratos federais com a Tesla e outras empresas de Musk. Os Estados Unidos não serão reféns de interesses privados”, disse Trump.

Análises indicam que o projeto do governo prevê um aumento significativo nos gastos federais ao longo da próxima década, com impacto estimado entre $ 2,5 e $ 3,8 trilhões no déficit fiscal. Embora conte com apoio de parte da base republicana, o plano vem sendo alvo de críticas de economistas e democratas.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo