A governadora Katie Hobbs, do Partido Democrata, anunciou nesta quarta-feira (16) que vai perdoar $429 milhões em dívidas médicas de moradores do Estado, beneficiando mais de 350 mil pessoas. O governo fechou uma parceria com a ONG Undue Medical Debt, que trabalha para negociar dívidas de saúde nos EUA.
Segundo a governadora, não é necessário se inscrever para ser beneficiado pelo programa. É necessário ganhar 400% a mais do que é considerado nível de pobreza – renda anual de $15 mil para indivíduos e $31.200 para famílias – ou ter mais de 5% da renda comprometida por despesas médicas.
“A estabilidade econômica é fundamental para o bem-estar do povo do Arizona. Tomamos medidas ousadas para livrar os arizonenses de todo o estado da dívida médica esmagadora. Ela priva nossos compatriotas do Arizona de sua dignidade básica, impede nossas famílias e vizinhos de viverem vidas felizes e produtivas e coloca em risco nosso projeto de melhorias. Ao eliminar a dívida de centenas de milhares de pessoas em nosso estado, estamos criando caminhos para a segurança econômica e capacitando-as a realizar todo o seu potencial”, disse a governadora.
A ONG Undue Medical Debt tem um contrato de $10 milhões com o estado para conseguir negociar dívidas médicas de moradores. O grupo já gastou $2 milhões para cancelar as dívidas de 350 mil pessoas. No Arizona, as dívidas com a saúde chegam a $2,4 bilhões. (Informações divulgadas pelo governo do Arizona).