A 29ª edição do Inffinito Brazilian Film Festival, fundado por Viviane Spinelli, Adriana Dultra, e Claudia Dultra, que acontece de 29 de agosto a 26 de setembro, promete transformar Miami novamente em um grande palco para a cultura brasileira. Com mais de 60 filmes brasileiros, a programação vai além das telas de cinema e se expande para shows incríveis, apresentações de dança e música que celebram a diversidade do Brasil. Este ano, o festival se destaca pela estreia do filme “O Mais Perto do Sol, Mais Brilhante”, dirigido por Regis Faria, que será exibido na cerimônia de premiação, no dia 13 de setembro, em homenagem ao icônico ator Reginaldo Faria. A seleção de filmes abrange uma diversidade de temas e estilos, com destaque para a exibição de filmes independentes e produções que exploram a rica história e cultura do Brasil. O festival também conta com a presença de artistas renomados como IZA, DJ Lupa, Ilê Aiyê e o Bateria Saideira da Miamibloco, trazendo o melhor da música brasileira para o público norte-americano!
Uma das atrações imperdíveis do festival é a homenagem a Reginaldo Faria, um dos maiores nomes do cinema brasileiro (e um dos meus atores prediletos também). Aos 88 anos, ele vai receber o prêmio Crystal Lens–Lifetime Achievement Award, um reconhecimento merecido por sua carreira brilhante e por sua contribuição imensa à arte cinematográfica. O filme “O Mais Perto do Sol, Mais Brilhante”promete ser um dos grandes momentos do festival, especialmente pela oportunidade de assistir à estreia mundial de uma obra tão pessoal, dirigida por seu filho. Além disso, a presença de grandes nomes do cinema brasileiro traz uma carga emocional ainda mais forte para os espectadores que terão a chance de ver esses ícones de perto, seja nas exibições ou durante os bate-papos que ocorrerão após as sessões. O festival também se preocupa em criar um espaço de diálogo e troca entre cineastas, artistas e o público, o que faz dessa experiência algo muito mais profundo do que apenas assistir a filmes.
Em paralelo às exibições de filmes, o Inffinito Brazilian Film Festival celebra a música brasileira em sua programação. Artistas como IZA, Silvia Brazil & NovaSoul Band, DJ Lupa e a tradicional banda Ilê Aiyê prometem levar ao palco o melhor do samba, do funk e do pop brasileiro. Um dos momentos de destaque será no dia 7 de setembro, quando, em plena comemoração ao Dia da Independência do Brasil, a música brasileira tomará conta do Carousel Club no Gulfstream Park, em Hallandale Beach, com entrada gratuita. O festival não só traz filmes, mas oferece uma imersão na vivência artística do Brasil de uma forma vibrante e autêntica.
Este ano, para mim, é ainda mais especial! Fui convidado para ser o embaixador jovem do festival, uma honra que me enche de gratidão. Tenho a oportunidade de representar os adolescentes e jovens adultos e mostrar para essa nova geração como o cinema brasileiro pode impactar não só a nossa cultura, mas também a forma como nos conectamos com o resto do mundo. O festival se tornou uma plataforma de aprendizado e troca, e poder fazer parte disso me inspira a aprofundar ainda mais o meu amor pelo cinema, especialmente o cinema brasileiro. Estou animado para aprender com os grandes nomes da indústria e, ao mesmo tempo, espero poder influenciar outros jovens a se envolverem mais com a cultura brasileira. Acredito que o Brasil tenha muito a oferecer, não apenas em termos de cultura, mas também em termos de histórias que ressoam com o público global. Te vejo lá!