Imigração

Mega operação do ICE prende centenas de sul-coreanos em fábrica na Geórgia

Episódio marca o que seria uma das maiores operações do ICE em um só lugar em 22 anos da agência: maioria dos trabalhadores apreendidos em obra estavam irregulares.

Batida de imigração prende centenas de trabalhadores em fábrica de baterias da Hyundai, gerando tensão diplomática com a Coreia do Sul. Foto: Reprodução TV

Autoridades de imigração nos EUA detiveram 475 pessoas, principalmente sul-coreanos, em um canteiro de obras de uma fábrica de baterias para veículos elétricos da Hyundai, na Geórgia. Segundo Steven Schrank, agente especial da Homeland Security, os trabalhadores estavam no país de forma irregular ou trabalhavam sem autorização. Nenhuma acusação criminal foi anunciada até o momento.

A operação, descrita como a maior já realizada em um único local, envolveu Homeland Security, ICE, FBI e ATF (Bureau of Alcohol, Tobacco, Firearms and Explosives). A ação fez a construção da planta, co-propriedade da LG Energy Solution, ser interrompida temporariamente.

O episódio gerou tensão diplomática porque acontece pouco depois da visita do presidente sul-coreano Lee Jae Myung à Casa Branca, quando Seul prometeu investir 150 bilhões de dólares nos EUA, incluindo na produção de baterias.

O governo sul-coreano confirmou que cidadãos do país estavam entre os detidos e enviou representantes da embaixada e consulados para acompanhar o caso, destacando a necessidade de proteger os direitos de seus cidadãos. A Hyundai afirmou que, até onde sabe, nenhum dos detidos era seu funcionário direto.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo