Uma mulher de Florida City, no condado de Miami-Dade, foi presa após a polícia encontrar seus três filhos vivendo em condições insalubres e perigosas, em meio a fezes de cachorro, lixo acumulado e um histórico de mais de um ano sem frequentar a escola. A detenção ocorreu na segunda-feira (17), depois que agentes foram acionados para atender a uma denúncia de violência doméstica.
De acordo com o Departamento de Polícia, os oficiais foram chamados pouco antes das 9h, quando uma menina de 8 anos ligou para o serviço de emergência relatando que sua mãe estava sendo agredida pelo namorado. Ao chegar à residência, as autoridades encontraram Amy Angela Alfonso, seus três filhos — de 1, 8 e 10 anos — e o companheiro, Edwin Rodriguez, que foi preso no local sob acusação de agressão doméstica. A polícia informou que Alfonso e Rodriguez são pais da criança mais nova, enquanto os dois mais velhos são filhos apenas de Alfonso.
Dentro da casa, os agentes relataram um “forte odor de fezes de cachorro” e observaram excrementos espalhados pelo carpete da sala. No segundo andar, as duas crianças mais velhas foram encontradas em um quarto repleto de lixo, roupas, brinquedos, embalagens de comida e outros detritos, configurando, segundo os policiais, “condições insalubres e perigosas”.
Durante a vistoria, os investigadores também descobriram que as crianças de 8 e 10 anos estavam fora da escola havia mais de um ano, o que agravou as suspeitas de negligência. Após ser informada de seus direitos, Alfonso afirmou estar deprimida, sem tomar a medicação prescrita e enfrentando dificuldades financeiras para administrar a casa — situação que, segundo ela, estaria relacionada aos abusos atribuídos ao companheiro.
Durante a prisão, Alfonso sofreu um ataque de pânico e começou a vomitar. Ela foi levada ao Baptist Health Homestead Hospital para atendimento médico e, após receber alta, encaminhada ao Turner Guilford Knight Correctional Center, onde permanece detida.
