Esportes

É neste sábado! Flamengo e Palmeiras decidem o primeiro tetracampeão da Libertadores entre os brasileiros

Soberanos no continente, é a quinta vez em sete anos que a Libertadores foi conquistada por um destes dois clubes

Personagem da final de 2021, Andreas agora atua pelo Palmeiras (Foto: NullReason/Wikimedia)
Personagem da final de 2021, Andreas agora atua pelo Palmeiras (Foto: NullReason/Wikimedia)

COLABORAÇÃO / No Ângulo do Gol / Leonardo Macedo @noangulodogol

Chegou o final de semana mais aguardado para flamenguistas e palmeirenses! Neste dia 29, as duas principais forças do futebol brasileiro (e sul-americano) decidirão quem levantará a taça mais cobiçada da América pela quarta vez. Será a segunda final entre os clubes, sendo a primeira em 2021, vencida pelo Palmeiras em Montevidéu por 2 a 1 com um gol de Deyverson na prorrogação. Desta vez, a final será em Lima, no Estádio Monumental U, onde o Flamengo derrotou o River Plate na final de 2019 para erguer o bicampeonato na época.

Nesta semana, pelo Brasileirão, ambos entraram em campo com equipes alternativas, fruto do atabalhoado calendário da CBF, contestado por Abel Ferreira, mas outrora defendido pelo Palmeiras no período de postergação da Copa do Brasil. Apesar do título não ter sido decidido, o Fla ficou em uma ótima situação. Arrancou um empate suado nos acréscimos na Arena MRV diante do Atlético-MG e contou com a derrota de virada do Alviverde para o Grêmio em Porto Alegre para ampliar a vantagem na ponta. Uma vitória nas duas rodadas finais assegurará matematicamente o título brasileiro, e o time carioca poderá até mesmo trabalhar com dois empates, uma vez que, nesta hipótese, o Cruzeiro teria que, além de vencer seus três duelos, tirar uma diferença no saldo de 23 gols.

Contanto, não se pode negar que o momento atual do Flamengo se encontra melhor que o do Palmeiras, devido à queda de aproveitamento do Alviverde nas últimas rodadas do Brasileirão, que culminaram na troca da liderança. O Fla possui mais alternativas de jogo, enquanto o futebol verde passa por uma fase de derretimento. Porém, em se tratando de uma final de Libertadores entre dois times poderosos, tudo isso correrá risco de ir sob o tapete. Trata-se de uma final única, onde qualquer erro provavelmente será punido de forma inapelável, como foi o caso do de Andreas Pereira há quatro anos.

Muitos torcedores recorrem a superstições. O palmeirense se atém ao fato de também não estar em um bom momento antes da final de 2021 e o final ter sido feliz. O flamenguista se recorda da final vencida em Lima em 2019 e até de um jogo no Maracanã contra o Ceará pós-título naquela oportunidade.

Pode-se projetar um cenário típico de finais: um jogo amarrado, com alternações da posse de bola para cada um dos lados e defesas fechadas. Ou então, um Flamengo que tome as rédeas diante de um Palmeiras que poderá utilizar lançamentos longos. Fica essa dúvida além da questão sobre elementos da escalação inicial do Flamengo dado que Filipe Luís pouco repete escalações. As maiores indefinições se encontram nas pontas: Cebolinha ou Lino? Carrascal ou Luiz Araújo? Quanto ao centroavante, com o retorno da boa fase, não há dúvidas de que será Bruno Henrique. A escalação do Palmeiras parece já estar definida.

A bola rola neste sábado, às 4:00 da tarde (Eastern Time).

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo