COLABORAÇÃO / No Ângulo do Gol / Leonardo Macedo @noangulodogol
O ano de 2025 ficou para trás, e chegou o momento de relembrar os principais episódios desta temporada no futebol brasileiro. Desde o ano especial do Flamengo, passando pelo título de Copa do Brasil do Corinthians e a épica campanha do Mirassol no Brasileirão até terminar na grande decepção Internacional, que permaneceu na elite graças a um milagre.
O início das recordações só poderia pertencer ao Flamengo de Filipe Luís, do craque do ano Arrascaeta, de Rossi, Jorginho e cia, donos de um novo ano mágico tal qual 2019. Além de conquistar o eneacampeonato brasileiro, se consagrou como o primeiro brasileiro tetracampeão da Libertadores. Contra o Palmeiras, seu principal concorrente de tempos recentes, o Rubro-Negro concorreu por ambos os troféus até a última gota, e obteve sucesso. Superou o Alviverde em todas as oportunidades, sendo a última com um gol de Danilo na final do principal torneio sul-americano, vingando a derrota de 2021.
Na Copa Intercontinental, o Fla ergueu as taças do Derby das Américas e da Copa Challenger ao bater Cruz Azul e Pyramids, respectivamente. Alcançou a final diante do poderoso PSG, e fez uma partida digna de aplausos. Forçou as penalidades, não conseguiu este título, mas orgulhou a sua fanática torcida e alertou aos europeus de que é bem possível competir apesar das diferenças técnicas e financeiras. Quem não se recorda da vitória rubro-negra na Copa de Clubes sobre o Chelsea? Ou do triunfo heroico do Botafogo sobre o próprio time francês? Ou da incrível campanha do Fluminense com destaques para Cano, Árias e Martinelli e que eliminaram a Inter de Milão, vice-campeã da Champions League?
Em meio ao caos político, com direito a uma destituição do ex-presidente Augusto Melo e elevação da dívida para estratosféricos 2,7 bilhões de reais, o Corinthians teve razões para sorrir dentro das quatro linhas. Conquistou o título paulista, superando o arquirrival Palmeiras, e ainda levantou o caneco da Copa do Brasil pela quarta vez em uma campanha marcada pela raça e eficiência, especialmente fora de casa. Memphis, Yuri Alberto e Breno Bidon foram os grandes destaques alvinegros na campanha do título nacional, especialmente na final diante do Vasco. O Timão carimbou a sua presença na Libertadores 2026, e arrecadou um dinheiro de premiação fundamental para aliviar um pouco os cofres.
Cruzeiro e Mirassol também obtiveram a vaga para a fase de grupos em grande estilo. Após um péssimo início de ano com Diniz, a Raposa se reconstruiu dentro do Brasileirão sob o comando do agora ex-técnico Leonardo Jardim. Apresentando um futebol propositivo e eficiente, chegou até a sonhar com o título. Já o Leão caipira de Rafael Guanaes foi o autor do grande conto de fadas de 2025. Debutante e em pleno ano do centenário, fez uma campanha magnífica, finalizando o torneio invicto como mandante. Destaques para o experiente lateral Reinaldo e o atacante Negueba, este último presente no elenco desde o título da Série C em 2022.
Entre as grandes decepções do ano estão Internacional, Ceará e Fortaleza. Cotado para brigar pelos grandes títulos, o Colorado perdeu o rumo e ficou à beira da queda, se salvando na rodada derradeira com uma vitória e derrotas da dupla cearense, que retorna para a Série B em 2026.
