O governo da Flórida gastou $573 milhões de um fundo de resposta a emergências em ações ligadas à imigração ao longo dos últimos três anos, segundo informou a gestão do governador Ron DeSantis.
Os recursos foram usados, entre outros pontos, para equipar agências estaduais com rádios, câmeras de alta tecnologia e apoiar operações de fiscalização migratória. As informações constam em relatório divulgado pela Florida Division of Emergency Management.
No documento, o órgão afirma que espera que o governo federal reembolse cerca de metade do valor gasto. Até agora, porém, nenhum pagamento foi feito.
Em setembro, a Federal Emergency Management Agency (FEMA) aprovou o pedido da Flórida para até $608 milhões em reembolsos relacionados a custos de fiscalização migratória. O pedido inclui despesas com a criação e a manutenção do centro de detenção conhecido como Alligator Alcatraz, localizado nos Everglades. O relatório, no entanto, não detalha quanto do fundo emergencial foi destinado especificamente a essa instalação.
Procurados pela imprensa, porta-vozes da divisão de Emergency Management e do gabinete do governador não responderam aos questionamentos. Em dezembro, a FEMA informou que não há registros de reembolso porque o processo está em espera, pendente de verificação, e nenhum pagamento foi aprovado até o momento.
Com informações do Miami Herald.
