Brasil Estados Unidos

PF retalia EUA e corta agente após caso Ramagem

Medida de reciprocidade expõe ruído diplomático e falta de explicações dos EUA.

Decisão veio após os EUA afastarem o delegado Marcelo Ivo Carvalho, ligado ao caso de Alexandre Ramagem e à atuação com o ICE. Foto: Pablo Valadares/ Câmara dos Deputados

A Polícia Federal reagiu e retirou a credencial de um agente americano que atuava em cooperação no Brasil, em resposta direta à decisão dos Estados Unidos de afastar o delegado Marcelo Ivo Carvalho. A medida elevou a tensão entre os dois países.

O estopim da crise envolve o ex-deputado e ex-chefe da Abin Alexandre Ramagem, que foi detido por autoridades migratórias americanas e liberado dias depois. O episódio levou os EUA a alegarem irregularidades na atuação do delegado brasileiro, sem detalhar publicamente quais seriam.

O governo brasileiro afirma que ainda não recebeu explicações formais completas nem sobre a retirada do delegado, nem sobre as decisões envolvendo Ramagem em território americano. A falta de clareza irritou autoridades e motivou a resposta da PF.

Por enquanto, a reação ficou restrita ao âmbito policial, mas o caso já mobiliza o Itamaraty e pode ter novos desdobramentos diplomáticos.

Compartilhar Post: