Histórico

Broward oferece ensino gratuito para crianças na pré-escola

Programa ‘Head Start’ garante educação em tempo integral aos filhos de moradores do condado que tenham três ou quatro anos de idade

As crianças de três e quatro anos que vivem em Broward podem estudar de graça nas escolas públicas do Condado. O programa ‘Head Start’(ou Vantagem Inicial, na tradução para o português) oferece ensino gratuito na pré-escola e em tempo integral para os filhos de residentes que não podem arcar com os custos de uma creche, independentemente do status imigratório dos responsáveis. “A iniciativa é importante e vai ajudar às famílias de baixa renda, pois representa uma economia de quase 300 dólares por semana, ou seja, o preço cobrado por qualquer day-care da região”, disse a assistente social do conselho de escolas de Broward, Maria Morello.

Para usufruir do benefício, os pais precisam demonstrar que não têm rendimento suficiente para manter as crianças nas creches particulares. Os interessados devem providenciar o W-2 recebido das empresas onde trabalham ou mesmo uma carta notarizada do empregador com os rendimentos do ano passado para comprovar o estado de necessidade.

Depois da aplicação, as famílias serão visitadas por assistentes sociais do Condado de Broward e as crianças terão direito até mesmo a tratamento dentário e outras necessidades materiais ou psicológicas. “Precisamos quebrar o ciclo da pobreza, mesmo num país de Primeiro Mundo como os Estados Unidos. Com toda essa estrutura e apoio, a criança vai crescer com condições de enfrentar as dificuldades naturais do processo de educação”, ressalta Maria Morello, que é baiana e está na América há 17 anos.

Uma das escolas que oferece o programa é a Quiet Waters Elementary School, em Deerfield Beach (4150 W Hillsboro Boulevard). Mas para inscrever os filhos, os pais devem comparecer à Biblioteca Jan Moran Collier City, em Pompano Beach (2800 NW 9th Court), nas datas e horários a seguir:
31 de janeiro a 13 de fevereiro e 3 a 15 de março
– segundas e quartas – entre 12:30 pm e 7 pm
– terças – entre 12:30 pm e 4 pm
– quintas – entre 9:30 am e 4 pm
– sextas – entre 1:30 pm e 4 pm
– sábados – entre 12:30 pm e 3:30 pm

Eis a lista de pré-requisitos que devem ser cumpridos:
– identificação dos pais ou responsáveis
– certidão de nascimento original ou passaporte
– telefone de três pessoas de contato aqui na região
– comprovação de renda insuficiente

Para mais informações, ligue (754) 321-1961. Se você não mora em Broward, entre em contato com o conselho de educação de seu condado ou mesmo com a escola mais perto de sua casa.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo