Estados Unidos

Trump cruza a fronteira e se encontra com líder da Coreia do Norte

Essa é a primeira vez que um presidente americano visita o país asiático

Trump e Kim Jong-un se encontram na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul neste domingo (30) — Foto REUTERS Kevin Lamarque
Trump e Kim Jong-un se encontram na zona desmilitarizada entre a Coreia do Norte e a Coreia do Sul neste domingo (30) — Foto REUTERS Kevin Lamarque

Em clima amigável, o presidente Donald Trump se encontrou no sábado (30) com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na zona desmilitarizada que divide as duas Coreias. Essa é a primeira vez que um presidente americano entra na Coreia do Norte.

Trump afirmou que ele e Kim concordaram em retomar negociações sobre a desnuclearização da Península Coreana. “É um grande dia para o mundo”, afirmou Trump. Este foi o 3° encontro entre os dois líderes

Depois de ter cumprimentado Kim na vila de Panmunjon, onde foi assinado o armistício entre as duas Coreias de 1953, Trump ultrapassou uma pequena barreira de concreto e deu 20 passos até a entrada de um prédio do lado norte-coreano.

“É bom vê-lo novamente. Eu não esperava encontrá-lo aqui”, disse Kim a Trump por meio de um intérprete, segundo o jornal The New York Times.

Segundo o líder norte-coreano, o encontro significa que ambos os países querem “colocar um fim ao passado desagradável e tentar criar um novo futuro”.

“Cruzar aquela linha foi uma grande honra. Muito progresso foi feito”, respondeu o presidente dos Estados Unidos, afirmando haver uma “grande amizade” entre os dois países.

O presidente americano teria passado apenas cerca de um minuto em território norte-coreano antes de voltar para a zona desmilitarizada. Os dois líderes falaram com jornalistas antes de entrarem no prédio conhecido como Freedom House (Casa da Liberdade) para uma conversa privada, que durou mais de meia hora.

“A reunião foi muito boa, muito forte. Vamos ver o que pode acontecer”, declarou Trump, afirmando que ambos os lados concordaram em montar equipes destinadas a impulsionar as conversas travadas com o objetivo de fazer com que a Coreia do Norte abra mão de armas nucleares.

Ao deixar a Coreia do Sul neste domingo (30), para onde foi após a reunião do G20, no Japão, o americano voltou a elogiar o encontro com Kim no Twitter.

“Deixando a Coreia do Sul depois de um encontro maravilhoso com o presidente Kim Jong-un. Estive no solo da Coreia do Norte, uma importante declaração para todos e uma grande honra!” escreveu o presidente americano.

Trump também convidou o líder da Coreia do Norte a visitar a Casa Branca, mas depois reconheceu que a viagem, provavelmente, não ocorreria logo. Já Kim afirmou que seria uma grande honra se Trump visitasse a capital norte-coreana, Pyongyang. Eles concordaram em visitar o país um do outro “na hora certa”, de acordo com o presidente americano. (Com informações da Reuters e Agência Brasil)

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo