Histórico

Romney arrasa na primária de Illinois

Mitt Romney ganhou nesta terça-feira(20) por uma margem ampla a eleição primária republicana em Illinois

Mitt Romney, um milionário que conta com o apoio dos republicanos mais influentes, mas que tem dificuldades para ganhar o apoio da ala mais diretista do partido, leva una ampla vantagem sobre seu principal rival Rick Santorum no número de delegados para a escolha do candidato que enfrentará o presidente Barack Obama nos comícios presidenciais de novembro próximo.

Uma derrota em Illinois teria provocado mais dúvidas sobre a capacidade de Romney para aglutinar a base do partido.

Santorum, um católico apoiado pela direita religiosa, quase não tem probabilidade de alcançar Romney em matéria de delegados.

As primeiras pesquisas de boca de urna em Illinois já revelavam que Romney era o preferido daqueles que buscam um candidato capaz de vencer Obama, assim como por aqueles que temem pelo estado da economia e pelo déficit fiscal.

Santorum tiene el apoyo de quienes buscan a un auténtico candidato de derechas y un hombre de carácter moral fuerte, así como de quienes basan su elección en el aspecto religioso, pero en Illinois no abundan estos votantes.

Romney, ex-governador de Massachusetts, tinha 522 delegados antes da primária de Illinois, de acordo com a contagem da The Associated Press. Santorum tinha 252, Newt Gingrich 136 e Ron Paul 50. Nem Gingrich nem Paul fizeram muita campanha em Illinois.

Os delegados são designados por eleições ou assembleias partidárias em cada estado e um aspirante necessita no mínimo de 1,144 delegados para assegurar a candidatura.

Contudo, a incapacidade de Romney para livrar-se de um rival aparentemente fraco como Santorum – um ex-senador pela Pensilvânia que até há poucos meses tinha poucos seguidores no país – põe em cheque as dificuldades de sua candidatura, que não despertou o entusiasmo do eleitorado republicano. Também obriga-o a investir tempo e dinheiro nas primárias em vez de se concentrar em derrotar Obama.

No Illinois, Romney possuía uma vantagen na disputa pelos delegados para a Convenção Nacional Republicana de agosto, graças à sua maior organização.

Santorum não podia aspirar aos 10 dos 54 delegados em jogo n estado de Illinois porque sua campanha não apresentou a documentação exigida.

No final, Romney obteve 47% dos votos, Santorum 35%, Paul 9% e Gingrich 8%.

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo