Histórico

Galopando na Flórida – Talento e versatilidade

Eduardo Garcia

Há 38 anos o Chile não classificava uma equipe para os Jogos Olimpícos. Coincidência ou não, isso aconteceu depois que o cavaleiro Ivan Camargo foi contratado para ser treinador e selecionador da equipe principal de salto. A classificação aconteceu, não por acaso, nos Jogos Panamericanos do México.

Ivan Torres Galvão de Camargo nasceu em Curitiba no dia 1º de novembro de 1964. Passou a infância sempre perto dos cavalos, filho de um criador de Puros-Sangue Inglês (cavalos de corrida). Em 1974 começou a montar na escolinha da Sociedade Hípica Paranaense depois de se entusiasmar assistindo a um Concurso Internacional nessa mesma hípica.

Competiu em todas as categorias de base e conquistou títulos em todas. Sua passagem pela categoria Junior já foi uma amostra do que viria a seguir. Ivan foi tricampeão paranaense e campeão brasileiro nessa categoria.

Em 1984 foi para a Bélgica treinar com Nélson Pessoa, o conhecido Neco. Quando voltou ao Brasil, largou tudo, se profissionalizou no esporte e começou a treinar cavalos e cavaleiros. No ano seguinte, foi para São Paulo trabalhar com o cavaleiro Caio Sérgio de Carvalho, no antigo Horse Center. Na categoria Senior continuou colecionando títulos como o vice-campeonato paulista de senior de 1987 e o vice-campeonato brasileiro de senior em 1989 .

Em 1990, voltou para a Bélgica, agora contratado pelo antigo professor, para trabalhar como cavaleiro de concurso. Passou dois anos na Bélgica e um ano na Alemanha, em Stuttgart. Sempre com os cavalos de Neco. Na Europa conquistou mais títulos.

Novamente no Brasil, conquistou entre outros, quatro vezes o vice-campeonato brasileiro, uma liga sul-americana para a Copa do Mundo, um GP Indoor, um GP da Copa do Mundo na Argentina, a final da Copa do Mundo na Holanda em 94 e o GP do Rio de Janeiro em 2002, entre outros inúmeros grandes prêmios.

Depois de uma passagem de cinco anos pela Inglaterra, Ivan agora está em Portugal, onde vai inaugurar sua própria hípica no mês que vem, em Cascais. Em outubro, Ivan estará aqui na Flórida dando uma clínica e, provavelmente, ganhando mais umas provas.


Eduardo Garcia, jornalista com passagem por diversos veículos de comunicação no Brasil, especializado em cavalos de todas as raças e esportes. Cavaleiro da Federação Paulista de Hipismo por mais de 25 anos

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo