Histórico

Fique por Dentro: Cuidados com a saúde da mulher

O Dr. Daniel Levin explica as alternativas para as mulheres que sofrem com a menstruação

Algumas mulheres têm sangramento muito forte durante seus períodos de menstruação que causam dificuldades para elas fazerem suas atividades diárias. Mulheres acima de 40 anos têm maior risco de sofrer com estes sangramentos. Entendemos quão desconfortável e inconveniente isto deve ser.

Se você tem algum dos sintomas listados abaixo, não precisa se desesperar, porque há diversas opções de tratamento disponíveis.

1. O fluxo menstrual que ensopa um ou mais absorvente higiênico ou tampões a cada hora por várias horas consecutivas
2. A necessidade de usar dupla proteção sanitária para controlar seu fluxo menstrual
3. A necessidade de trocar a proteção sanitária durante a noite
4. Períodos menstruais que duram mais do que sete dias
5. Fluxo menstrual que inclui coágulos sanguíneos
6. Forte fluxo menstrual que interfere em seu modo de vida regular
7. Cansaço, fadiga ou falta de ar (sintomas de anemia)

Opções de tratamento

Há várias opções de tratamento para sangramento menstrual excessivo, até mesmo personalizadas:

1. Terapia de substituição hormonal bioidêntica
2. IUD – dispositivo intra-uterino, também usado para controle de natalidade
3. Curetagem – pequena cirurgia
4. Ablação endometrial e Cirurgia (por exemplo, histerectomia, miomectomia).

Dr. Levin explica todas as opções de tratamento detalhadamente, inclusive qual é a melhor para suas necessidades individuais e os riscos envolvidos.

Ablação endometrial

A ablação endometrial é um procedimento altamente efetivo, menos invasivo, feito na clínica para amenizar ou interromper os sangramentos das menstruações sem os efeitos colaterais dos hormônios ou os riscos de uma histerectomia. Para 90 por cento das mulheres, o sangramento menstrual é significativamente reduzido ou para. Não há incisões, nem necessidade de anestesia geral e a maioria das mulheres não sofre dor ou tem pouca dor e voltam às suas atividades regulares no mesmo dia.

Durante o procedimento, o médico remove o endometrio, ou o revestimento do útero, que causa o sangramento. Nenhum dispositivo fica dentro do corpo da mulher depois do procedimento.

Benefícios

A ablação endometrial pode fazer mais do que apenas reduzir significativamente ou interromper o forte sangramento. Muitas mulheres que fizeram este procedimento dizem que agora são capazes de fazer suas atividades diárias, sentem-se melhor no trabalho e participam de mais atividades sociais e esportivas. Elas também afirmaram terem melhorado seus níveis de energia, ficaram com mais bom humor e aumentaram sua autoconfiança. E muitas delas tiveram ainda uma significativa redução nos dolorosos períodos de menstruação e sintomas de TPM como irritabilidade.

A ablação endometrial é o método certo para mim?

Nem todas mulheres estão aptas para este método. A ablação endometrial é para mulheres na época da pré-menopausa com fortes menstruações devido às causas benignas daquelas que terminaram seu período fértil. Uma gravidez depois deste procedimento não é recomendável, porque pode ser perigosa.


Levin’s Women’s Health – (305) 981-0231

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo