Histórico

A chance de salvar uma vida

Fundação Icla da Silva faz campanha neste final de semana em Boca Raton

Por Carlos Wesley

Há pelo menos 68 brasileiros aqui nos Estados Unidos, na maioria crianças e adolescentes, sofrendo de leucemia, linfoma e outros tipos de câncer no sangue. Para muitos deles, a única esperança está no transplante de medula óssea por um doador compatível – e a nossa comunidade pode fazer a diferença na vida destes pacientes: é mais fácil encontrar um doador compatível dentro da mesma raça e, mesmo assim, as chances são de aproximadamente 1 em 40 mil pessoas.

Há quase 20 anos a Fundação Icla da Silva realiza este trabalho de incluir potenciais doadores no Programa Nacional de Medula Óssea (Be The Match) através de campanhas realizadas em vários pontos brasileiros, desde igrejas e associações, até restaurantes, consulados itinerantes e eventos da nossa comunidade.

Neste fim de semana (dias 29 e 30 de outubro), a Fundação estará com seus representantes e voluntários em várias campanhas no sul da Flórida com o objetivo de registrar mais interessados no ‘Be The Match’ para, com isso, aumentar a esperança de pacientes como Melissa, uma menina de seis anos de idade que necessita urgentemente de um transplante.

A iniciativa deste fim de semana serve para lembrar que outubro é o mês de combate e prevenção ao câncer de mama, mas também de ressaltar que há pacientes, inclusive na nossa comunidade, com outros tipos de câncer e que precisam de ajuda. Outro detalhe é que uma das campanhas será realizada no restaurante Picanha Brazil, em Boca Raton, cujos proprietários têm uma forte ligação com a Fundação Icla da Silva: Eduardo, filho de Ivanete e Marco Dombrovski, foi doador de medula óssea no ano passado, para uma criança que sofria de leucemia e que hoje é saudável e tem a vida inteira pela frente.

Para participar, basta comparecer ao Picanha Brazil no sábado ou domingo ou mesmo procurar outra de nossas campanhas no site da Fundação (icla.org) e simplesmente preencher um formulário com informações pessoais e passar quatro cotonetes na bochecha. A saliva é suficiente para determinar se você é um doador em potencial. Vale lembrar que, em caso de compatibilidade, o doador será chamado para novos testes em um laboratório perto de sua casa e, com os avanços da medicina, quase 80% dos transplantes de medula óssea são feitos hoje através de um processo semelhante à doação de sangue fácil, seguro e gratuito.

Não deixe passar a oportunidade de, quem sabe, salvar uma vida. Para mais informações, ligue para (646) 385-0671.

Detalhes importantes:

– Para se registrar basta ter entre 18 e 61 anos de idade
– Qualquer pessoa pode ser incluída no Be The Match, independente do status imigratório neste país
– O Picanha Brazil fica no seguinte endereço: 22797 State Road 7, no mall brasileiro em Boca Raton

*Carlos Wesley é o representante da Fundação Icla da Silva no sul da Flórida

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo