A chance de salvar uma vida

0
587

Fundação Icla da Silva faz campanha neste final de semana em Boca Raton

Por Carlos Wesley

Há pelo menos 68 brasileiros aqui nos Estados Unidos, na maioria crianças e adolescentes, sofrendo de leucemia, linfoma e outros tipos de câncer no sangue. Para muitos deles, a única esperança está no transplante de medula óssea por um doador compatível – e a nossa comunidade pode fazer a diferença na vida destes pacientes: é mais fácil encontrar um doador compatível dentro da mesma raça e, mesmo assim, as chances são de aproximadamente 1 em 40 mil pessoas.

Há quase 20 anos a Fundação Icla da Silva realiza este trabalho de incluir potenciais doadores no Programa Nacional de Medula Óssea (Be The Match) através de campanhas realizadas em vários pontos brasileiros, desde igrejas e associações, até restaurantes, consulados itinerantes e eventos da nossa comunidade.

Neste fim de semana (dias 29 e 30 de outubro), a Fundação estará com seus representantes e voluntários em várias campanhas no sul da Flórida com o objetivo de registrar mais interessados no ‘Be The Match’ para, com isso, aumentar a esperança de pacientes como Melissa, uma menina de seis anos de idade que necessita urgentemente de um transplante.

A iniciativa deste fim de semana serve para lembrar que outubro é o mês de combate e prevenção ao câncer de mama, mas também de ressaltar que há pacientes, inclusive na nossa comunidade, com outros tipos de câncer e que precisam de ajuda. Outro detalhe é que uma das campanhas será realizada no restaurante Picanha Brazil, em Boca Raton, cujos proprietários têm uma forte ligação com a Fundação Icla da Silva: Eduardo, filho de Ivanete e Marco Dombrovski, foi doador de medula óssea no ano passado, para uma criança que sofria de leucemia e que hoje é saudável e tem a vida inteira pela frente.

Para participar, basta comparecer ao Picanha Brazil no sábado ou domingo ou mesmo procurar outra de nossas campanhas no site da Fundação (icla.org) e simplesmente preencher um formulário com informações pessoais e passar quatro cotonetes na bochecha. A saliva é suficiente para determinar se você é um doador em potencial. Vale lembrar que, em caso de compatibilidade, o doador será chamado para novos testes em um laboratório perto de sua casa e, com os avanços da medicina, quase 80% dos transplantes de medula óssea são feitos hoje através de um processo semelhante à doação de sangue fácil, seguro e gratuito.

Não deixe passar a oportunidade de, quem sabe, salvar uma vida. Para mais informações, ligue para (646) 385-0671.

Detalhes importantes:

– Para se registrar basta ter entre 18 e 61 anos de idade
– Qualquer pessoa pode ser incluída no Be The Match, independente do status imigratório neste país
– O Picanha Brazil fica no seguinte endereço: 22797 State Road 7, no mall brasileiro em Boca Raton

*Carlos Wesley é o representante da Fundação Icla da Silva no sul da Flórida