Histórico

A Páscoa dos brasileiros no sul da Flórida

Veja aqui a programação dos cristãos que celebram sua comunhão com Jesus Cristo

Por Dine Estela

Canjica, bacalhau, ovo de Páscoa e churrasco. Isso mesmo, churrasco. A tradição católica não permite carne vermelha na quaresma, mas esta regra não se aplica aos cristãos evangélicos. Estes também fazem vigílias, cantatas e representações da Via Crucis, mas não dispensam o bom e velho churrasquinho de fim de tarde. A programação nas cerca de 60 igrejas do sul da Flórida é extensa e muito específica para cada denominação.

Já nas igrejas católicas, a tradição milenar segue com a abstinência de carne vermelha, tendo como opção o bacalhau na Sexta-feira da Paixão. Além das comidas especiais, ainda tem uma maratona de atividades que vão das vigílias às missas em horários bem parecidos como manda a unidade, ou seja, o que acontece nos EUA também está acontecendo em todas as partes do mundo.

“Quando era criança, lembro que minha mãe não deixava a gente varrer a casa nem ouvir música de sexta-feira até sábado, ao meio-dia. Também tinha medo do Sábado da Aleluia, porque era dia de ‘malhar o Judas’ e muitas pessoas aproveitavam esta data para desenterrar o famoso espantalho e pendurar na rua com os segredos mais cabeludos da comunidade. Era denúncia de traição, perda de virgindade e até mesmo denúncias políticas. Se o meu nome estivesse lá, poderia esperar a vara de goiaba quando chegasse em casa, era surra na certa”, conta a carioca Juliana Kuchenbercker aos risos.”Também adorava enfeitar as ruas para a procissão de Domingo de Ramos (evento que acontece uma semana antes do Domingo de Páscoa)”, lembra Juliana.

Finalmente, no Domingo de Páscoa, além dos chocolates, a programação festiva na igreja ganha cores e luzes, ao contrário do que ocorre durante a Semana Santa em que o altar fica às escuras e sem enfeites para demonstrar a tristeza e o pesar pela morte do Cristo Salvador.

Esta época do ano é a mais importante para a Cristandade. No entanto, todas esta sequência de rituais realizados pela igreja católica não é seguida pelos evangélicos, que dizem não encontar nenhuma referência bíblica contra a carne vermelha, a não ser uma lista de animais puros e impuros que devem ser evitados na hora da alimentação em qualquer época do ano. (Levítico 11).

Os católicos de modo geral celebram na Quaresma a morte e a ressurreição de Cristo. No entanto, os evangélicos encaram este momento de maneira diferenciada.”Respeitamos o modo de celebrar das outras religiões, mas entendemos que a Páscoa, assim como o Natal, devem ser vivenciados no dia-a-dia das pessoas com toda a sua carga de sentimentos e meditação. Claro que não desprezamos o calendário cristão e também fazemos nossas atividades de acordo com o que manda o livro sagrado”, enfatiza o pastor Moisés Monteiro da Igreja New Life.

A passagem bíblica da Santa Ceia que destaca “todas as vezes que comemos desse pão e bebemos desse cálice anunciamos Senhor a Vossa morte, enquanto celebramos Vossa vida”, até hoje é muito executada pelas igrejas como uma maneira de perpetuar o significado da Páscoa de Jesus na mente e no coração das pessoas, fazendo com que se lembrem das suas origens na terra.

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

Igreja Católica
6350 North West 18 Street, em Margate
Padre Jefferson Barriviera
Sexta-feira da Paixão: Missa Santa da Paixão com adoração da Santa Cruz e apresentação da peça de teatro da Via Crucis, às 9 horas da noite;
Sábado Santo: Benção do fogo às 9h30 da noite.
Domingo de Páscoa: Missa da Ressurreição às 7 horas da noite.

Igreja New Life
411 NE 31 Court, em Pompano Beach
(954) 946-5256
Pastor Moisés Monteiro
Sábado: Tarde de lazer com música, churrasco, esportes, bounce house, slide water e muito mais. Do meio-dia às 5 horas da tarde
Domingo: Uma hora com a Bíblia e apresentação especial do teatro e louvor, celebração da Páscoa e um delicioso churrasco. Programação especial para as crianças. A partir das 10 horas da manhã.
Domingo: Culto de Celebração. Às 7h30 da noite

Brazilian Chapel SDA Church
1841 SE 2nd Court, em Deerfield Beach
(954) 557-5985
Pastor Alexandre Vaz
Programação da Semana Santa: de 4 a 7 de abril; Tema A Grande Esperança
Sexta-feira às 8 pm – Vida para Sempre
Sábado às 11 am – O Grande Resgate – Santa Ceia
Sábado às 6 pm – Musical de Páscoa The Easter Tree
Participe e receba de graça o livro A Grande Esperança. Programação feita especialmente para envolver as crianças, juvenis e adolescentes.

PIB Flórida
1103 NE 33 Street, em Pompano Beach
(954) 783-0119
Pastor Silair Almeida
Domingo: Grande encenação da peça O Redentor Vive, escrita e dirigida por Benny Pereira. Participação do Coral da Primeira Igreja Batista Brasileira do Sul da Flórida, solistas e grupo de teatro. A partir das 7 horas da noite.

Missa trilingue (inglês, espanhol e português) na St Joseph Catholic Church, em Miami Beach.
8670 Byron Avenue.
Miami Beach, FL 33141

Compartilhar Post:

Baixe nosso aplicativo